Entrevista com SrtaHozana

20 1 1
                                    

Entrevistadora: SimplesmenteMaria

Entrevista com SrtaHozana vencedora do 2° lugar na categoria Poesia no projeto Flores de ouro, com o livro "Pseudo - Existencialismos"

Entrevista com SrtaHozana vencedora do 2° lugar na categoria Poesia no projeto Flores de ouro, com o livro "Pseudo - Existencialismos"

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

- Primeiro, antes de tudo gostaria que você se apresentasse. Nome, idade e há quanto tempo é membro do wattpad.

- Meu nome é Sarah Hozana, completei 18 anos no mês passado. Sou membra do Wattpad desde 2016, mas eu só usava esse universo como leitora. Vim postar meu primeiro livro somente em 2018 porque uma amiga me encorajou a postar.

- O que lhe inspirou a escrever essa obra?

- Pseudo-existencialismos é um livro que sempre existiu dentro de mim, só faltava ser dedilhado em palavras, ele já detinha uma sinfonia própria e... quão harmônica era sua sinfonia. Comecei a escrever quando caí dentro de mim mesma e me perdi tentando me encontrar. Afinal, todos nós somos o que não somos em nossos pseudo-existencialismos do dia a dia, não é mesmo?!

- Você recebe algum apoio de sua família ou amigos?

- Recebo bastante apoio de minha irmã gêmea, ela sempre lê o que escrevo desde quando aprendemos a ler, ela acompanha cada um de meus poemas, sejam eles de dor ou de alegria. Ademais, meus amigos também costumam ler minhas criações, sou rodeada de pessoas que são jardins floridos em minha vida. Sou envolta pelo perfume de flores maravilhosas, agradeço à Deus por isso.

- Qual a sensação de transformar seus sentimentos em poesia?

- Para mim, escrever é retirar de si uma lentidão, é deixar extravasar-se. O processo criativo é enriquecedor. Criar algo é libertador. Unir várias palavras que sozinhas não tem sentido algum e fazê-las ser um todo, um universo gigantesco e que ao mesmo tempo se resume à somente uma parte de si. Essa experiência me completa. Na verdade, não. Não me completa, me faz transbordar.
Me liberta de mim e me prende dentro do que eu mesma criei. Não aquele prender que te escraviza, mas o prender que você acha tão bom que não quer ir embora. O sonho bom que você não tem o mínimo desejo de acordar.

- Dentre os seus livros escritos existe um preferido e por quê?

- Eu escrevo contos e poemas. Também me aventuro escrevendo prosa, tenho um livro inacabado que está clamando para ser terminado, fato que só acontecerá depois do Enem. Nutro sentimento por cada uma de minhas criações seja ela a mais simplista ou a mais audaciosa, mas meu livro favorito é Pseudo-existencialismos porque ele já existia antes mesmo de eu existir.

- Como funciona o seu processo criativo? Existem pessoas que produzem melhor no silêncio outras já preferem o barulho, por exemplo.

- Rubem Alves (escritor brasileiro) afirma que ostra feliz não faz pérolas e eu concordo com ele. A maioria de meus poemas surgiram de meus sentimentos arredios pelo mundo. É preciso ter dentro de si um grão de areia para dar origem à pérolas, algumas irregulares, mas ainda assim pérolas. Nietzsche estava certo ao entoar: "É preciso ter o caos dentro de si para dar luz à uma estrela dançante". Eu escrevo quando amanhece, quando anoitece ou quando os sentimentos sorriem e se embrutecem, porque as estrelas lá no céu lembram letras no papel.

- Você tem o desejo de ter um livro seu publicado por alguma editora?

- Ahh... com toda certeza. Creio que para tudo tem seu tempo e meu tempo irá chegar. Gosto bastante da editora Intrínseca, a Pandorga também. Adoraria ter um de meus livros publicados por eles. Meus contos em prosa seriam destinados à DarkSide, adoro a vida que eles dão às histórias por meio das edições e capas maravilhosas que fazem. Você julga um livro pela capa, Sarah? Só um pouquinho... (Risos)

- Quais escritores fora e dentro do wattpad mais lhe inspiram?

- Adoro ler Machado de Assis, é meu escritor favorito. Mas amo também Clarice Lispector, Rubem Alves, Vinicius de Morais (o Soneto de separação é o meu amor, sou casada com ele hahaha), Guimarães Rosa, Augusto dos Anjos (acho que meu lado tenebroso provém dele hehe). Enfim... sou uma cruel admiradora da Literatura Brasileira.
Ah... já ia me esquecendo, adoro ler sociologia e filosofia. Bauman e Nietzsche são os meus favoritos. Daqui do Wattpad, gostei bastante das obras da Manossi me alvejaram de uma maneira extremamente suntuosa e cativante. Terminei de ler sangrando, socorro Deus!

- Como você lida com as críticas, tanto positivas quanto negativas, referentes a suas obras?

- Costumo trabalhar muito bem as críticas que recebo. Quando são positivas, fico feliz ao ver que minhas pérolas conseguem exalar algum brilho, mas quando são negativas, percebo que minhas pérolas ainda precisam ser polidas mais um poucochinho. Toda crítica construtiva é sempre bem vida, tenho isso em mente desde quando comecei a escrever (desde quando comecei a ler).

- Por fim, gostaria que você desse um recado para os escritores que não ganharam.

- Não desistam daquilo que vocês não param de pensar um dia.

Nos dois outros concursos que participei, ganhei em 1° lugar, se aqui eu ganhei em 2° lugar significa que preciso melhorar.

Ser bom ou ruim é bastante relativo, mas nada é tão bom que não precise melhorar. Não ganhou agora? Relaxa, vá melhorando aos poucos. Veja seus erros, permita-se ser pequeno para poder se enxergar grande. Certa vez li em um livro da FML- Pepper que não há um bom ou mal, há apenas o que chamamos de eficiente e não eficiente. Encontre uma direção para sua vida, porque para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Não desista, a visibilidade e o reconhecimento irão chegar quando estiverem preparados. Afinal, tudo tem seu tempo...

"Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu ". Eclesiastes 3:1

- Essa foi Sarah Hozana, autora de incríveis obras aqui na plataforma. Muito obrigado pela sua participação!

Entrevistando CampeõesWhere stories live. Discover now