Entrevista com belyny

28 4 1
                                    

Entrevistadora: SimplesmenteMaria

Entrevista com belyny vencedora do 1° lugar na categoria Fantasia no projeto Flores de ouro, com o livro "Os quatro frios ventos de inverno"

Entrevista com belyny vencedora do 1° lugar na categoria Fantasia no projeto Flores de ouro, com o livro "Os quatro frios ventos de inverno"

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

- Primeiro, antes de tudo gostaria que você se apresentasse. Nome, idade e há quanto tempo é membro do wattpad.

- Bom, olá! Meu nome é Beatriz Ramos, tenho 18 anos e estou no Wattpad há 3 anos.

- O que lhe inspirou a escrever essa obra?

- É um pouco difícil de saber em exato isso porque eu sempre tenho inspirações aleatórias e meio "avulsas", e com essa história não foi diferente (risos).
Eu tinha na minha cabeça, há bastante tempo, a vontade de escrever algo que envolvesse segregação e eu pensei nas estações do ano como um mediador para isso. A partir daí as coisas meio que foram se desdobrando na minha cabeça e basicamente se escrevendo sozinhas nos primeiros capítulos. A verdade é que nunca tenho grandes e reveladoras inspirações, eu acabo juntando vários pedacinhos de ideias e costurando as histórias.

- Você recebe algum apoio de sua família ou amigos?

- Então, eu sempre tive MUITA vergonha de compartilhar minhas histórias com pessoas próximas a mim. Então, na verdade, poucos amigos pessoais sabem da existência desse lado "escritora iniciante" meu (risos). Com a minha família é a mesma coisa. Eles sabem que escrevo, me apoiam, porém nunca leram nada porque não deixo.

- Sobre os personagens principais, você se inspirou em alguém para a construção deles?

- Não completamente. Mas com certeza puxei um pouco de algumas características de alguns conhecidos.

- Dentre os seus livros escritos existe um predileto e por quê?

- Sinto que trairei "Scaban" (minha outra história), porém não consigo não responder "Os Quatro Frios Ventos de Inverno". Cada história para mim tem uma importância singular, mas com 4FV eu sinto que estou mais madura em relação a minha escrita e estou tendo mais responsabilidade (risos). Acho que por isso ele se torna meu preferido. Sinto que 4FV está se desenvolvendo melhor e no momento, estou bastante envolvida com o enredo.

- Como funciona o seu processo criativo? Existem pessoas que produzem melhor no silêncio outras já preferem o barulho, por exemplo.

- Não consigo escrever com música! O que, diga-se de passagem, é uma frustração. Eu trabalho melhor em silêncio e, por incrível que pareça, escrevo com mais naturalidade quando digito no celular do que no computador. Sou bem bagunçada e tenho muita dificuldade em seguir um roteiro. Basicamente eu tenho o início e o final da história definidos. O meio só os personagens que sabem mesmo e eles que vão me contando, para ser sincera.

- Você tem o desejo de ter um livro seu publicado por alguma editora?

- Com certeza. É um sonho.

- Quais escritores fora e dentro do wattpad mais lhe inspiram?

- Eu busco bastante inspiração em quase todo mundo. Sério. De quase todos os livros que leio, fora e dentro do Wattpad, eu tento absorver dicas e prestar atenção em cada um. Mas, existem alguns autores supremos para mim que seriam: George R.R Martin e JK Rowling. Bem clichê mesmo (risos). No Wattpad, eu admiro muito a Erika Villares, escritora de Ceres. Acho sua escrita incrível e muito envolvente. E ela faz capítulos enormes iguais os meus. Me identifico super!

- Como você lida com as críticas, tanto positivas quanto negativas, referentes a suas obras?

- Felizmente, eu costumo me dar bem com críticas negativas. Eu acho que ao expor nosso trabalho, estamos sujeitos a qualquer tipo de feedback e precisamos estar preparados para isso. A gente tem que entender que nunca agradará todo mundo e que, muitas vezes, as críticas podem ser suas amigas para aprimorar ainda mais seu trabalho. Eu sempre tento enxergar pelo lado positivo, porque senão da vontade de desistir. As críticas positivas são um banho de renovação para mim. Dá vontade de escrever. Da vontade de virar uma princesa da Disney e dançar com os passarinhos (risos). Mas sério, todo e qualquer comentário que recebo positivo no meu livro é o suficiente para que eu ganhe meu dia e me motiva de uma forma única.

- Por fim, gostaria que você desse um recado para os escritores que não ganharam.

- Ah... ganharam sim! "Vencer" é apenas um detalhe. Desculpe se isso soa clichê, sermão, mas é real (risos). É claro que o nosso orgulho pede por umas doses de vitorias, mas é tudo completamente relativo.
A minha história está longe de ser melhor do que qualquer uma que participou desse concurso comigo. Longe mesmo. Eu apenas agradei de alguma forma, esses jurados. Assim como com certeza, a história de todos agradou de outras maneiras e vai continuar a agradar muitas outras pessoas. Todo mundo tem aquilo que gosta e o amigo não tanto, né não? Com certeza todos nós ganhamos por termos participado, por escrevermos, por termos a oportunidade de fazer aquilo que amamos. É uma honra participar desse concurso com todas essas histórias bárbaras e ganhar com vocês. Repito que "vencer" é apenas um título e que a nossa vitória maior é escrever e estar aqui. Não é para ninguém ficar chateado por não ter ficado com títulos porque isso não nos torna menos capazes ou "ruins". Vamos continuar escrevendo e tentando. Vamos ver o que precisamos aprimorar. E vamos vencer para nós mesmos e como consequência, quem sabe, ganhar uns titulozinhos daqui a pouco só para ficarmos nos achando por aí hahaha. Obrigada por terem participado desse concurso comigo. Todos ganhamos algo, nem que seja "só" experiência.

- Essa foi Beatriz Ramos , autora de incríveis obras aqui na plataforma. Muito obrigado pela sua participação.

Entrevistando CampeõesWhere stories live. Discover now