Entrevista com GioviSouza

15 2 2
                                    

Entrevista com GioviSouza vencedora da categoria Mistério no projeto Flores de Ouro, com o livro "O garoto de laboratório"

- Bom, para início de conversa gostaria que voce dissesse para nós, seu nome, sua idade e o que você mais gosta de ler.

- Bom, oi! Meu nome é Giovanna, mais conhecida por Giovi Souza, tenho 21 anos e o meu gênero preferido no momento é Romance com um toque de comédia (mas meu livro de bolso ultimamente é Orgulho e Preconceito).

- De onde veio a brilhante ideia para escrever essa história, vencedora do concurso ?

Giovanna: - Eu escrevi O Garoto de Laboratório em 2015. Lembro que tinha passado uma reportagem na televisão sobre inseminação artificial e logo depois passou o filme A Profecia. Foi indo pro meu quarto que eu tive um estalo sobre o enredo. Eu já queria inserir algo sobre romance adolescente e juntando com esse toque de mistério fez toda a diferença. No início ele ia ser apenas um conto (que no caso era o Prólogo), mas os leitores e amigos insistiram tanto na época que eu resolvi dar continuidade.

- Tem vontade de que algum dia suas histórias possam parar numa estante ? Em meio a muitos outros livros físicos.

Giovanna: - Nossa, sim! Desde meus 18 anos, que foi quando eu realmente me preocupei em escrever com perfeição e atrair leitores. Foi quando eu criei minha primeira obra de Romance Lésbico: Amor e Covardia.

- O que você mais gosta de ler ? Tem algum livro como favorito ? Nos conte qual é.

Giovanna: - No geral, eu gosto de Romances. Eu tenho épocas de livros favoritos, no momento estou encantada pela saga da Victoria Aveyard. Mas também gosto de apreciar autores brasileiros, porque afinal sou um deles. Então gosto muito de duas obras que viraram livro (mas que já saíram das prateleiras, infelizmente): Liberta-me e 10 Aulas de Sedução, da Bru Chiarett e da Má Marche respectivamente.

- De onde vem a inspiração para que você escreva suas histórias ?

Giovanna: - Depende muito. A série Contos foi inspirada em mais de uma pessoa, Amor e Covardia em uma pessoa específica, O Garoto de Laboratório em uma notícia e uma filme, Aceita-me em duas amigas, Cartas Aos Ex foi mais um desabafo, Blue e Shades of Blue foram inspirações de músicas, Entre Segredos e Pizzas não teve uma inspiração específica, acho que foi mais a bagagem de Romeu e Julieta e suas adaptações, Onde Está Laura? também foi de um filme, e Seja Minha Rainha foi inspiração de séries.

- Você se recorda de quando começou sua paixão pela escrita ?

Giovanna: - Ah sim! Eu tinha mais ou menos 8 anos quando comecei a escrever poesias. Depois que eu conheci o Universo das fanfics, tudo começou a andar pelos trilhos. Escrevia primeiro para o Orkut, em comunidades, depois tentei o FFOBS, migrei pro Spirit e por fim para o Wattpad. Os dois últimos dava pra ter muito contato com o leitor e isso é o que mais importa pra mim, o feedback deles.

- Você recebe algum tipo de apoio de seus familiares ?

Giovanna: - Com certeza. Amigos e familiares. Apesar de saber que eles não apoiariam que essa fosse a minha principal atividade para arrecadar dinheiro. O que eu entendo, já que o escritor nacional não é tão valorizado como deveria.

- O que você acha da interação que a plataforma permite com os leitores ?

Giovanna: - Acho excelente. Como disse, acho uma delícia o feedback dos leitores que muitas vezes me deixam com um sorrisão no rosto.

- Você tem algum autor como inspiração ?

Giovanna: - Nossa, essa pergunta é difícil. Acho que minha maior inspiração foi Stephenie Meyer. Foi por ela que eu me apaixonei pelos livros, foi por ela que realmente levei a sério a escrita e a leitura. Então acho que eu devo à ela quem eu sou agora.

- Das obras que já escreveu, tem alguma que seja a sua favorita ?

Giovanna: - Todas são meus bebês, disso não tenho dúvidas. Mas acho que a minha preferida é Entre Segredos e Pizzas. Pelo enredo tão intrigante, pelas confusões, pelos personagens que se tornaram tão queridos. Acho que é uma das obras que todos os meus leitores deveriam dar uma chance.

- Como você conheceu o wattpad ?

Giovanna: - Eu estava navegando pelo Facebook um dia e vi uma foto da Kristen Stewart na capa de um grupo. Entrei nesse grupo e descobri a plataforma. Na verdade, eu já conhecia, mas tinha um preconceito. Lógico que deixei isso de lado, dei uma segunda chance e aqui estamos nós nessa entrevista.

- E por fim, nos conte o que a arte da escrita te proporciona, o que você sente quando põe alguma ideia nova no papel ?

Giovanna: - Mas já? Primeiro quero dizer que adorei essa entrevista e foi uma honra vencer essa competição. Muito obrigada por me dar essa oportunidade.
Respondendo a pergunta agora: Eu me sinto feliz, livre, desinibida, realizada. Mesmo que não haja feedback, o ato de escrever já me deixa em um patamar de felicidade indescritível (ainda mais quando estou inspirada)

- Eu é quem agradeço. E muito obrigado pela sua participação.

Voltarei em breve com novas entrevistas!

Entrevistando CampeõesWhere stories live. Discover now