Livros que viraram filme

545 9 5
                                    

O texto do dia 17/08/2017.

Drácula - Bram Stoker.

Drácula - Bram Stoker

Oops! Această imagine nu respectă Ghidul de Conținut. Pentru a continua publicarea, te rugăm să înlături imaginea sau să încarci o altă imagine.

Olá, leitores amigos. Eis-me aqui mais uma vez atrasado. Mesmo assim vamos ao livro da semana. Aposto que todos, mesmo que não tenham lido a obra da Abraham Stoker, de alguma forma já chegou a contemplar em alguma mídia o mais popular de todos os vampiros já criados.

"Eba, você vai falar outra vez de Crepúsculo?".

Não, hoje não. Amigo, Crepúsculo é uma obra que ganhou notoriedade não pela qualidade (claro, não digo aqui que os livros da série não são bons), mas pela divergência de opiniões. Mas muito antes de Stephenie Meyer pensar em criar seus vampiros de purpurina, o charmoso Drácula já estava por aí, povoando as mais diversas obras da literatura; influenciando na criação de novas bestas noturnas; sendo a base para peças teatrais e obras cinematográficas e games das mais variadas plataformas. Sendo assim, dado a primeira espanada no que tange à obra a seguir analisada, podemos prosseguir.

Drácula é um romance epistolar do ano de, se não estou enganado, 1897. O mais famoso livro escrito por Abraham Stoker (e o mais famoso a abordar o tema "vampiro") é uma obra que chama a atenção por diversos fatores. Eu, particularmente, ainda mais que a trama da obra, gosto de analisar a escrita rebuscada e a forma como a leitura de "Drácula" é nada fluída. Claro, temos que considerar a época em que o livro foi escrito. Mas isso não é uma abordagem para hoje.

Outro ponto muito interessante é a forma como Bram Stoker é tido à sombra da própria criação

Oops! Această imagine nu respectă Ghidul de Conținut. Pentru a continua publicarea, te rugăm să înlături imaginea sau să încarci o altă imagine.

Outro ponto muito interessante é a forma como Bram Stoker é tido à sombra da própria criação. Sim, não é exclusividade dele nem desmerecimento. Quando uma obra se ergue a ponto de tornar-se a fronte de um escritor, esta tem seus méritos. Dentre as "obras que se destacam ainda mais que seus escritores" poderíamos citar muitas, mas deixemos isso de lado. Não vem ao caso agora. O que interessa para o texto de hoje é afirmar que Abraham Stoker escreveu muitos outros livros excelentes, tais como "Os sete dedos da morte" e "O monstro branco", mas nenhumas das posteriores ao mais nobre dos vampiros chegou a nível de destaque.

Bom, se estamos falando de "Livros que viraram filmes", é obvio que precisamos comentar ao menos um pouco sobre as obras que surgiram inspiradas na imortal obra de Stoker. Mas tal missão é dura. Existem muitos filmes por aí que surgiram por influência (embasadas ou inspiradas) na obra de A. S. Obras inspiradas em "Drácula". São produções que vão desde o polemico filme "Nosferatu" (que vale ressaltar: merece ser alvo de uma pesquisa futura), até a obra que une diretamente o nome Drácula ao ícone que o inspirou: Vlad, o empalador.

Existem diversos filmes embasados na história de Bram Stoker, mas, pelo que creio, nenhum manteve-se 100% fiel à história. Não quero me debruçar sobre o enredo. Acredito que isso seja algo que os interessados pela leitura devem buscar dentro da obra. Mas cabe, antes de encerrarmos o texto de hoje, acrescentar que em todas as adaptações algo foi modificado. Mas de todas as adaptações, para mim, as mais broxantes são aquelas que tornam a relação entre o Conde e Mina algo oriundo de um amor arrebatador. Para quem leu a obra ou buscou conhecer mais dela, fica claro que em momento algum houve amor entre os dois.

Por fim, amigo, se você não leu "Drácula" ou ao menos alguma adaptação, recomendo que leia. É uma obra marcante, de leitura árdua, mas gostosa. Um livro sombrio, que meche com os nervos daquele que decide mergulhar de cabeça em uma Europa sombria. Repito: Leia, não irá se arrepender. Leia por que gosta de bons livros de terror; leia porque ama obras clássicas e desafios; leia por mera curiosidade, para saber onde nasceu a lenda, mas leia.

Bom, antes de ir, deixo aqui uma pergunta: você aceitaria viver à sombra da sua obra?

Bom, antes de ir, deixo aqui uma pergunta: você aceitaria viver à sombra da sua obra?

Oops! Această imagine nu respectă Ghidul de Conținut. Pentru a continua publicarea, te rugăm să înlături imaginea sau să încarci o altă imagine.
Projeto "Vamos Conversar" (1ª Temporada)Unde poveștirile trăiesc. Descoperă acum