Entrevista @Marcosdgontijo

47 8 13
                                    

Por RainowLost 



 Nosso entrevistado de hoje é o @Marcosdgontijo. Confiram sua obras! 
 

1) Fale um pouco sobre você (nome, idade, coisas que gosta...)


Biografia Resumida


Marcos Delgado Gontijo, nasceu na cidade mineira de Bom Despacho onde viveu até os 19 anos. É engenheiro de minas (mineração) e trabalhou em empresas do setor mineral, foi professor universitário e atualmente é servidor público Federal. Vive em João Monlevade – MG, é casado e pai de dois filhos.


Em 2013 publicou (de forma impressa) seu primeiro livro: Milho de Grilo . Desde então, publicou: O Pormenor (2013), A Fala na Rouquidão (2014), Um Dia para Ter Meu Assovio (2016), A Oração do Fogo (2016) e Ventos Menineiros (2016). Atualmente conclui os Livros: Coração de Búfalo e Vagamundos e Girassóis.


No wattpad escreve também os livros: Como Fazer Poesia?, O Que É Poesia?, O Amor em Laços de Sol, O Amor em Laços de Lua e Laços de Cipó.




2) Quando começou a escrever?


Meu encontro com a poesia vem desde menino, desde quando li minhas primeiras poesias e pensei: eu posso fazer assim, dizer as palavras que estão guardadas meu coração.


Sou adepto a leitura e apaixonado por temas da natureza. Minha infância simples, marcada pelo convívio com coisas do campo, bem como a adolescência pacata na cidade do interior mineiro carregam minha poética.


Na minha adolescência pude discutir e mostrar meus primeiros poemas a amigos, e, suas críticas e incentivos foram fundamentais ao meu desenvolvimento.


3) Qual seu gênero literário favorito?

Gosto de ler quase tudo, especialmente filosofia e ficção científica.

 

4) O que te inspira?

Não me inspiro em ninguém em especial, embora goste de Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade. Alguns comparam meu trabalho ao dos escritores Manoel de Barros e Walt Whitman, mas confesso que não li muita coisa de ambos.


5) Ler ou escrever? Por quê? Primeiro ler, ler e ler, e depois escrever. É importante conhecer, formar opinião para poder dominar a linguagem e ser diferencial, instruir, ter responsabilidades com o outro.6) Dos seus livros postados no Wattpad, qual te dá mais prazer em escrever? Por quê? Não tenho preferência, cada livro tem um contexto especial que o leitor poderá sentir e gostar mais de uma coisa ou outra, de um poema ou outro, em função da sua vida, dos seus momentos e buscas.


6) Do que se tratava a primeira história que você colocou no papel? Meu primeiro livro, o "Milho de Grilo" trata se de um trabalho de recordações, das coisas da infância, das brincadeiras, dos desafios, da família e das dificuldades e encantos do campo.


7) Já sofreu um bloqueio criativo? O que fez para sair dele?

Não, mas eu somente escrevo quando estou bem, em paz e serenidade por dentro. Não sou de catarse, gosto mais da reflexão, busco o pensamento e o sentimento longo e sábio, experimental e extemporâneo. Gosto da euforia que vem da beleza e do encantamento das coisas triviais e das descobertas.


8) O que a literatura significa para você?

Para mim, falar de poesia é falar de sentimento, mas com boa fala, com carinho pela língua e pelo leitor, mesmo que par dizer coisas tristes.


9) Qual seu principal objetivo quando escreve um livro?

Gosto de ver o lado positivo de tudo, de tudo tirar lições e fazer riquezas, divulgar o belo e o bom, levar lições de vida e promover um mundo melhor.


10) Um livro.

Sagarana, Guimarães Rosa


11) Um autor nacional.

Huberto Rohden


12) Um autor estrangeiro.

Meus escritores preferidos são Giovannino Guareschi e Gabriel Garcia Marques.


13) Um sonho.

Divulgar meus livros em vários idiomas.


14) Um pesadelo.

Perder a lucidez ou a visão.


15) Em sua opinião, qual o papel da literatura na sociedade?

Educar, formar boas pessoas.


16) Indique um livro imperdível (do wattpad).

Tardes de Náufrago, de @DaiahOliveira.

 

Gostaram da entrevista? 

Já conheciam o entrevistado? 

Tem alguma indicação? 

Vamos conversar? 

Projeto "Vamos Conversar" (1ª Temporada)Where stories live. Discover now