Capítulo X

70 4 0
                                    



X


Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.


"O amor antigo tem raízes fundas,

feitas de sofrimento e de beleza."

Carlos Drummond de Andrade



Era insuportável o passar das horas. Amélia pensava em cada uma delas no beijo afetuoso que Fabrício deixara em seus lábios, com tanta delicadeza e afeto que lhe parecia um único e doce gole de néctar que gotejara inesperadamente sobre seus lábios, mas que fora, infelizmente, impedida de tomá-lo pelo fugaz da ação.

E tinha tanta sede de fazê-lo! Um desejo não cônscio de embriagar dessa sensação, derreando-se com gula no sabor que tais sensações suspeitadas prometiam.

Não raro, descia à sala, e se demorava a fitar o pai que lia e fumava. Olhava longamente a figura larga do homem elegantemente aprumado em sua poltrona favorita, os cabelos grisalhos e a farta barba roçando no papel. Tinha vontade de lhe gritar loucuras. Aquele olhar grave que ele lhe atirava ora ou vez refreava seus ímpetos insurgentes. Precisava fazê-lo enxergar que não se pode semear, alimentar e trazer à existência tamanha paixão e depois esperar que a mesma desaparecesse num súbito, como milagrosamente.

Já fazia semanas que não falava com Fabrício!

Que faria não fossem as cartas que a cara Ana lhe trazia secretamente?

As apaixonadas palavras que ele lhe enviava era todo seu alento, para amainar a aflição constante do passar dos dias. Porque a vida impôs-lhe algo assim? Um amor quase imposto veio a se tornar um amor totalmente proibido! Sentia aflições só de lembrar-se da outra noite em que, penalizada por assistir na entrelinha dos dias sua angústia, no jantar a mãe tentou entrar ao assunto com o esposo. Primeiro, impaciente, Crisóstomo repeliu. Maria Laura insistiu. Mathias, sem muitos ânimos, interveio.

— É meu amigo, meu pai. O que lhe aconteceu não o tornou menos digno, em contrário: creio que ele merece maior honra e ainda mais, a honra é para nós que lhe conceda a mão de Amélia.

Os irmãos se entreolharam. Amélia até inspirou, cheia de esperanças. Endereçou-lhe uma piscada grácil em gratidão. Não desviava o olhar de lavanda em que havia se acendido um fogo da face do pai. Quase chegou a achar ali uma condescendência. Ledo engano.

Tudo que Crisóstomo fez foi levantar num repelão e, entre agastado e iracundo, atirar o guardanapo de linho em cima da mesa e retirar-se demonstrando claro toda sua zanga.

— Meu marido está irreconhecível — Maria Laura murmurou inconsolável.

Em sua mente passavam, refrescadas pela memória que insistia em trazer à carga, imagens dos risos, das conversas e carinhos do homem com o qual se casara. Gostava, sim, de discutir, e quantas vezes não o faziam por pura diversão! Contudo, em relação à Amélia, e tudo o mais que vinha acontecendo, ele se mostrava sempre severo e carrancudo.

Graciosa [Em Andamento♡]Onde as histórias ganham vida. Descobre agora