Quero Ser Escritor

By ClaudiaDugim

6.8K 388 47

Quero ser escritor é uma compilação das dicas que publiquei numa rede social fechada, onde tive contato com a... More

1 - Método e Disciplina
2 - Estudo, Pesquisa, Construção de Ideia
3 - Coerência, Empatia, Discurso
4 - Fluidez e Ação Dramática
5 - O Diálogo e Seus Dramas (ou seriam Comédias?)
6 - Tempo
7 - Conjunto dos Personagens
8 - Deixar Rolar o Planejamento do Enredo
9 - Ritmo
10 - Sequência
11 - Interação Personagem e Cenário
12 - Os Limites da Prosa
13 - A Inconfundível Clareza do Ser
14 - A Força da Palavra
15 - Superando o Bloqueio Criativo
16 - Roteiro e Novas Mídias
18 - POR QUE PUBLICAR MEU LIVRO?
17 - Parágrafos recheados de bolachas
20 - O RASCUNHO 1 - REVISÃO E COPIDESQUE
21 - Rascunho 2 - Leitura Crítica
22 - COMO ENCONTRAR UMA EDITORA PARA PUBLICAR SEU LIVRO - 1
23 - Auto Publicação, Vanity Press, E-books, Financiamento Coletivo
24 - Como apresentar seu original para editoras
25 - Marketing - Vendendo Banana
Agradecimentos
Adendo 1 - Pontuação de Diálogos - "desculpou-se por interromper"
Adendo 2 - Escrevendo com os Cinco Sentidos
Adendo 3 - Bloqueio Criativo por Excesso de Ideias

19 - Registrando Seus Direitos Autorais

977 21 4
By ClaudiaDugim


Não custa repetir que neste mundo nada se cria tudo se transforma, isso é lei. Ideia não é obra, ideia não tem dono. Obra sim. Você nunca ouviu ninguém dizendo que leu a ideia genial de Kafka, você ouviu comentarem sobre a obra Metamorfose, nunca foi a um museu e no lugar do quadro de Van Gogh encontrou gente admirando um pedaço de papel amarelado onde estava escrito: "vou pintar um campo de girassóis com céu azul em redemoinhos", você viu a obra.

Há dois bons motivos para registrar seu trabalho. O primeiro se refere à garantia dos seus direitos autorais, obra pronta é bom garantir que ninguém se aproprie dela, isso acontece, até com os melhores escritores, até com obras registradas. Lógico que numa disputa judicial por direitos autorais também é válida a apresentação de provas como arquivos nos computadores ou online, mas fica muito mais fácil e mais barato se tiver o registro.

Segundo motivo é uma exigência de editoras sérias para que seu livro seja avaliado para posterior publicação, algumas costumam não ler originais encaminhados sem o registro. E não é o protocolo não, é o certificado, que é isso mesmo uma espécie de diploma simples com carimbos oficiais e um belo número. Ele comprova que a obra é sua e te dá direitos legais sobre ela. Ou seja, seu bebê nasceu e foi registrado com o nome que você escolheu.

Perguntas frequentes:

1 - É complicado conseguir o registro?

R. Não, nem custoso. Abaixo estão todos os passos que deve seguir.

2 - O registro vale só para livros?

R. Não. O Registro na BN serve para livros, contos, noveletas, roteiros diversos (quadrinhos, novelas, filmes etc), ilustrações, teses e outros, só verificar no site se seu projeto se enquadra.

3 - Demora muito?

R. Depende da época do ano, mas não passa de 60 dias entre a chegada dos documentos na BN e a entrega da certificação pelo correio.

4 - E se eu mudar a obra, vou ter que fazer outro registro?

R. Depende da mudança, se forem coisas pontuais, como a inclusão de um parágrafo num determinado capítulo ou uma alteração de revisão, basta fazer uma averbação. Se as alterações forem muito extensas o melhor a fazer é outro registro.

5. Como fazer?

E uma certificação que comprova que o texto é de sua autoria e você tem direito legal sobre ele.

A - Seu texto tem que estar revisado, faça uma revisão profissional (falaremos sobre revisão/copidesque/leitura crítica nos próximos capítulos) ou peça a um amigo com bons conhecimentos ortográficos para fazê-lo.

B - Imprima seu texto em papel formato A4, fonte Times New Roman corpo 12, margens de 2 a 3 cm e espaçamento entre as linhas de 1,5. Não é obrigatório, mas torna mais padronizado como os outros textos recebidos pela Biblioteca Nacional, além deste formato ser interessante quando apresentá-lo às editoras.

C - As páginas devem estar numeradas, é recomendável fazer um cabeçalho com o nome do livro e do autor em cada uma.

D - Dê um visto em todas as páginas.

E - Não encaderne ou grampeie. Coloque as folhas soltas num envelope.

6 - Imprima e preencha o formulário"Requerimento Para Registro E/Ou Averbação" https://www.bn.br/sites/default/files/documentos/diversos/2014/1203-registro-ou-averbacao/registro-ou-averbacao-579.pdfque

F - Preencha a GRU no mesmo site e imprima. Pague a taxa de registro. http://arquivo.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=69

G - Envie pelo correio em encomenda registrada ou entregue pessoalmente à Biblioteca Nacional os seguintes documentos:

Envelope com a cópia do seu texto - separado do envelope de envio

Cópias de RG e CPF

Cópia de Comprovante de Endereço

GRU paga

Formulário preenchido.

6 - Posso fazer tudo isso online?

Não, ainda não é possível fazer o registro eletronicamente.

Mais dúvidas consulte o site da BN https://www.bn.br/servico/direitos-autorais/registro-ou-averbacao


ISBN (International Standard Book Number)

O ISBN não é o registro de direitos e não funciona como documento legal, ele é um código de produto para venda no mercado nacional e internacional, que serve para identificar o livro, inclusive quanto à edição. A Biblioteca Nacional representa a ISBN no Brasil, por isso é necessário tirar antes o Registro na Biblioteca e depois o ISBN. O ISBN fica a cargo das editores, sejam eles jurídicos ou físicos e é obrigatório por Lei.

Então você não deve se preocupar com este registro, a única exceção se aplica quando o autor decide se autopublicar, como sugerido no capítulo 24, pois faz parte dos processos das empresas/editoras. Ao entrar no site você terá que fazer seu cadastro como editor. Aconselho consultar a seção "Dúvidas Frequentes", para que tenha uma ideia da questão administrativa envolvida neste registro, pois enquanto o Registro na Biblioteca permite fazer alterações no texto através de averbações. No ISBN, qualquer alteração necessitará de um novo registro, com novo procedimento e taxas.

NÃO SE CONSEGUE O ISBN SE NÃO HOUVER O REGISTRO NA BIBLIOTECA NACIONAL.





Continue Reading

You'll Also Like

606K 58.4K 46
Sinopse reescrita e atualizada em: 03/06/2022. Não podemos apagar o passado, mas se quisermos podemos mudar o futuro. Vítima de um incêndio que lhe d...
417K 797 4
História vencedora do Wattys 2016! História retirada do ar! Na semana de início de mais uma edição do festival de música Rock In Rio, no Brasil, jove...
65.8K 1K 11
PROIBIDO PARA MENORES 🔞 História de minha autoria! Ano : 2023 Linguagem do tipo vulgar.
737 52 5
Gina finalmente percebeu oq realmente sentia pela rosa, não era somente a superioridade que ela sentia em relação aos resto dos seres-humanos, ela se...