A Melodia

26 2 0
                                    

No ano de 1986, Lucio Dalla, um dos mais célebres cantores e compositores de toda a Itália, compôs a canção na qual esta história foi moldada. Hospedado em um hotel em Sorrento, após um incidente com seu barco,  Dalla foi provido da inspiração necessária para dar vida à tal obra prima. Ali, naquele mesmo quarto, em um outro tempo, também esteve hospedado o possuidor de uma das maiores vozes que este mundo já pôde ouvir: o tenor Enrico Caruso.

Durante sua estadia, Dalla teve conhecimento acerca da história daquele homem, narrada pelos proprietários do hotel em que se encontrava. Enrico Caruso, no ano de 1921, encontrava-se em Sorrento em processo de recuperação, após uma cirurgia no pulmão esquerdo. Tendo como cenário a estonteante cidade rodeada pelo mar, o mestre da ópera apaixonou-se por uma jovem, aluna de suas aulas de canto, por quem manteve seu amor proibido até o seu fim. Por ela, em seus últimos dias, já sentindo o fracasso de seus pulmões, estando naquele mesmo quarto, ele cantou suas finais notas em grande intensidade.

Tendo o Golfo de Sorrento de frente aos seus olhos e a imaginação voltada ao drama da história de amor e melancolia, que passava a dar vida aos seus sentidos, Lucio Dalla colocou-se de frente ao velho piano existente naquele quarto e compôs em 72 horas sua mais notável canção, dedicando-a ao grande tenor a eterna e inesquecível... Caruso.


Para ambos, deixo aqui minha sincera admiração.

La Melodia ProibitaTahanan ng mga kuwento. Tumuklas ngayon