Livro 1: Capítulo V

233 14 6
                                    

Na van Gabriel olhava apreensivo pela janela. Marcos, o motorista que dirigia naquele momento percebeu que o foco de seu carona estava disperso e decidiu puxar uma conversa:

— Então quer dizer que você vai dirigir pro doutor Bragança, hein?

— É, parece que sim. — Gabriel continuou olhando pra fora.

— Se deu bem, rapaz! — Marcos queria despertar a curiosidade do amigo.

— Me dei bem? Por quê? Esse cara parece ser um cliente bem chato

— Dizem que o seu Rosemildo recebia gorjetas gordas em dinheiro e que ganhava muitos presentes também, principalmente perto do fim do ano. E quando eu falo em dinheiro digo de onças e peixes!

— Interessante.

— É. Mas parece que os últimos dois que o Jonas mandou não conseguiram nem sair de casa com o homem dentro do carro. Já eram dispensados logo de cara. O doutor parece ter se apegado ao velho Rosemildo.

— Você chama ele de doutor, esse cara é médico, advogado ou coisa do tipo?

— Não sei. Acho que ninguém da firma sabe. Talvez o seu Jonas. Ou nem ele. Ninguém gosta de ficar perguntando essas coisas.

— De onde ele tira a grana dele? Será que é dono de alguma empresa?

— É uma boa pergunta — Marcos ficou pensativo. — Mas sabe, existe muita gente com grana nesse mundo. E eu acho que quando alguém tem dinheiro demais não é educado perguntar de onde ele vem.

— Isso não faz sentido, Marcos. Se eu fosse rico iria querer contar pra todo mundo como consegui tanta grana, sabe? Pra tirar onda.

Marcos gargalhou como se seu colega de trabalho tivesse falado alguma besteira.

— Aí é que está. Parece que essa gente rica vê com preconceito quem "fica" rico. Eles gostam de parecer que já nasceram com sangue azul, sabe? Que são diferentes de nós. Muitos desses novos ricos têm até vergonha de suas origens humildes. Por isso é indelicado perguntar.

— Isso é bobeira. Todos somos iguais diante de Deus.

Marcos apenas deu uma risada, expirando rapidamente o ar de seus pulmões.

— De qualquer forma o Jonas me mandou ficar de bico calado. — Continuou Gabriel.

— É, crente. Vamos ver se você vai ao menos conseguir levar o doutor pra dar uma volta no quarteirão. Isso já seria um novo recorde.

ILLUMINATUS: O Touro de Bronze (amostra)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora