Capítulo 135: Cerimônia de Lavagem

809 108 23
                                    

Durante a corte da manhã, o imperador instruiu pessoalmente o pessoal do Ministério de Ritos na organização das cerimônias para seus primeiros netos. Naturalmente, o Palácio  Oriental também não poupou esforços na preparação da primeira das cerimônias – a cerimônia de lavagem do terceiro dia – terminando em um cenário extremamente grandioso.

Muitas pessoas vieram assistir. Esses bebês eram o filho mais velho e a filha mais velha do príncipe herdeiro, os primeiros filhos da terceira geração da família imperial e atualmente os únicos netos do imperador. Eles já eram o foco das atenções em toda a capital mesmo quando ainda estavam na barriga da mãe. Agora que eles finalmente nasceram, a atenção que eles reuniram apenas se intensificou exponencialmente.

Mesmo desconsiderando o significado político por trás desse par de crianças, o mero fato de serem gêmeos dragão e fênix foi suficiente para reunir uma multidão de visitantes e lotar a soleira. Das senhoras experientes com filhos ou noivas recém-casadas, todas elas mal podiam esperar para esfregar os auspícios das gêmeas.

Muitas das convidadas se reuniram, transformando o salão principal do Palácio Oriental em uma exibição de brilho e opulência. As senhoras convidadas sentaram-se em pequenos grupos, trocando pequenas conversas e cumprimentos, quando um grupo de eunucos de repente entrou e silenciou todos eles.

Duas mamas vieram atrás, cada uma com um pano em seus braços. Quando a multidão os viu, todas as senhoras  imediatamente começaram um fluxo interminável de mensagens de felicitações. Os itens necessários para um bebê foram preparados para o filho do príncipe herdeiro muito antes da data prevista para o parto, mas ninguém esperava gêmeos dragão e fênix. Nos últimos dois dias, as mulheres que trabalham na Diretoria de Vestuário Imperial quebraram as costas preparando um par de roupas vermelhas brilhantes bordadas com um dragão dourado e uma fênix dourada para os dois netos imperiais. Os panos permitiram que todas as pessoas presentes reconhecessem quem era o pequeno Junwang e quem era a pequena Junzhu de relance.

O filho do príncipe herdeiro foi intitulado Junwang, e sua filha foi intitulada Junzhu. Os bebês mal tinham nascido, mas já eram mais altos do que a maioria das senhoras presentes. Foi a primeira aparição pública dos gêmeos, então a multidão naturalmente não teve nada além de elogios, sem mencionar que a maioria das convidadas nunca tinha visto gêmeos dragão e fênix com seus próprios olhos. Sob a instrução do eunuco que serviu como mestre de cerimônia de hoje, uma parteira recitou uma série de palavras auspiciosas antes de lavar o pequeno Junwang e a pequena Junzhu.

Os dois pareciam enrugados e vermelhos quando recém-nascidos, mas levou apenas um dia para eles gradualmente ficarem brancos e gordos. Embora ainda houvesse vestígios de vermelhidão em sua pele macia, os gêmeos já eram bonitos. Um grupo de consortes  imperiais e senhoras  tituladas se reuniram em ambos os lados, observando a parteira derramando água nas mãozinhas das duas crianças. Sua aparência fofa derreteu o coração de todos os presentes.

Naturalmente, os bebês já estavam muito limpos, pois a cerimônia de lavagem era apenas simbólica. Depois de borrifar superficialmente os corpos dos gêmeos com água morna, a parteira rapidamente os enxugou com seda branca limpa e os envolveu novamente em seus respectivos cueiros. O tempo todo, a multidão estava cheia de elogios e palavras auspiciosas. As duas mamas seguravam uma criança cada uma, exibindo-as com um sorriso largo antes de se retirarem rapidamente com sua ala nos braços.

As mamas trouxeram as crianças de volta ao salão interno, onde um dragão da terra estava queimando para tornar os aposentos tão quentes quanto a primavera. A sala estava cheia de um leve cheiro de leite. As mamas entraram no quarto principal e saudaram a pessoa na cama: “Princesa herdeira, os pequenos mestres completaram a cerimônia de lavagem do terceiro dia”.

Saudações, Nono TioOnde as histórias ganham vida. Descobre agora