Capítulo 126: Praga

461 95 5
                                    

A enchente em Jiangnan era um assunto urgente, e não demorou muito para que a equipe de socorro partisse da capital e corresse para a área afetada com moedas de prata e grãos.

Pode-se dizer que esta equipe de socorro a desastres carrega a esperança de toda a corte. O Gabinete fazia perguntas todos os dias, e as estações de retransmissão estavam de prontidão total. No entanto, nenhuma notícia relacionada ao desastre veio depois de muito tempo.

Mesmo que Xu Wen enviasse um memorial, ele estava cheio de linguagem floreada da corte, e as notícias mais importantes sobre a inundação e o socorro ao desastre foram escritas em apenas algumas palavras. O imperador pensou que o atraso foi causado pela distância entre a capital e a área de Jiangnan. Além disso, Xu Wen deveria estar ocupado realocando as vítimas e tinha pouco tempo para lidar com a papelada. Pensando assim, o Imperador suprimiu à força a ansiedade em seu coração e esperou pacientemente.

No entanto, a paciência do imperador não foi recompensada com a notícia de que o desastre havia terminado e tudo estava voltando ao bom caminho. Em vez disso, más notícias vieram do funcionário colocado por Li Cheng Jing como vice de Xu Wen. Essa pessoa persuadiu Xu Wen por um longo tempo, mas sem sucesso. No final, ele enviou um relatório urgente à capital sob risco de insubordinação. O relatório foi enviado em várias cópias usando várias rotas diferentes, mas apenas uma chegou a Li Cheng Jing com segurança. A expressão de Li Cheng Jing afundou imediatamente após ler o relatório. No dia seguinte, apresentou o relatório ao imperador durante a sessão matinal da corte.

“Vossa Majestade, há um relatório urgente de Jiangnan. Cegado pela ganância, Xu Wen, o líder designado da equipe de socorro em desastres, desviou a prata alocada para socorro em desastres e substituiu arroz novo por bolorento. As vítimas das enchentes que comeram o arroz vomitaram e tiveram diarreia, e o número de mortos subiu para mais de 1.300 em apenas dez dias. Depois de causar tal catástrofe, Xu Wen tentou encobrir em vão e nunca relatou o assunto ao tribunal. Ele também reprimiu seus subordinados e não permitiu que ninguém enviasse um relatório à capital. Como resultado de sua tentativa de encobrimento, os corpos das vítimas não foram eliminados a tempo, causando uma praga. Tem chovido continuamente em Jiangnan nos últimos dias. O clima é úmido e a praga se espalha muito rápido."

"Praga?!" O tribunal ficou chocado. O que um governo mais temia depois que enchentes e secas eram pragas. Na história, não era incomum que uma praga matasse até 90% da população da área infectada. Se não for bem tratada, foi uma catástrofe que poderia prejudicar a fundação do país.

Como uma gota de água caindo no óleo fervente, a corte imediatamente explodiu. Yang Fu Cheng passou a mão pela manga com raiva e gritou: “Ridículo! Zhao Liang é apenas um deputado e não tem poder para se reportar ao tribunal. Ele se atreve a ignorar seu superior e comete o crime de desrespeito. Essa pessoa não é confiável e deve ser removida de sua posição imediatamente, para nunca mais ser usada”.

“Esta observação é equivocada.” Li Cheng Jing argumentou. “O problema aqui não é a suposta ofensa de Zhao Liang ao seu superior, mas a ganância e incompetência de Xu Wen que fizeram com que o desastre se expandisse e uma praga se espalhasse. O secretário sênior Yang culpa Zhao Liang por não seguir as regras e pular seu superior para se apresentar ao tribunal, isso significa que você quer que ele espere até que todas as pessoas em Jiangnan morram e Xu Wen não possa mais esconder o assunto? Como funcionário, a primeira prioridade é ser leal ao monarca, a segunda é amar as pessoas comuns e a terceira é respeitar os superiores. Ao mostrar esse tipo de atitude, o que o secretário sênior Yang pensa das pessoas comuns? Onde você coloca sua lealdade para com a corte e a dinastia?”

“Zhao Liang pulou suas regras superiores e desobedeceu, o que mostra que seu caráter é falho. Quem sabe se ele está deliberadamente inventando acusações falsas para incriminar seu superior a fim de arrebatar méritos?"

Saudações, Nono TioOnde as histórias ganham vida. Descobre agora