XIII - ATOM HEART MOTHER (1970)

2 0 0
                                    

Here is a loud announcement!                                

Atom Heart Mother, vulgo Álbum da Vaca.

Há muito eu gostaria de poder analisar essa obra deveras notável no catálogo do Pink Floyd. É um dos discos que gosto de escuta logo pela manhã, enquanto estou tentando me salvar do tsunami de tarefas que a faculdade me traz. Sim, eu sei que esse disco já virou meme, sim eu sei que a capa é idiota, mas cá estamos, finalmente. 

Antes de mais nada, acabou de cair a ficha que eu esqueci de citar as referências que Jojo's Bizarre Adventure costuma a fazer sobre o Floydão. Era pra mim ter falado dos stands da parte 4 nas análises de WYWH e Meddle, mas passou batido. Perdão. E para compensar, vou falar de outra referência, essa que tem a ver com o disco que vamos falar hoje. 

A referência em questão é o stand conhecido como "Atom Heart Father", que é uma habilidade atrelada a uma foto, e tudo o que está dentro da foto pode ser afetado por um fantasma. Por exemplo, se o espírito derrubar um copo no chão dentro da imagem, o copo que está no mesmo lugar, porém no mundo real, vai cair da mesma forma que na foto. E por aí vai. Não entendeu? Simples, vai ler/assistir Jojo. Queria poder ser mais informativa, mas jojo é jojo, e opinião alheia pode ser extremamente relativa, já que a bizarrice impacta as pessoas de formas diferentes. 

Fechou? Fechou. Eu acho.

We now return you to your regularly scheduled program. 

No quesito artístico, temos um ousado trabalho pela agência Hipgnosis, que desde aqueles tempos já era uma parceira da banda quando se tratava dessas coisas

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

No quesito artístico, temos um ousado trabalho pela agência Hipgnosis, que desde aqueles tempos já era uma parceira da banda quando se tratava dessas coisas. A capa é simples: uma vaca holandesa em um pasto, olhando para a câmera. Não há nada escrito na imagem, tampouco algo que possa indicar que o disco seja do Floyd.

Bizonho, né?

Pois esse é o objetivo. A imagem da vaca representa algumas coisas que a gente não vê de primeira, como a bizarrice divertida da faixa-título. Entre outras coisas, percebe-se o senso de humor da banda, que costuma a passar batido ou ser subestimado. Mal sabiam eles que haviam transformado uma mera foto de uma vaca em uma capa icônica, única e facilmente reconhecível.

Nos relançamentos em CD, tivemos a adição de mais arte. Nesse caso, temos cenas do campo, mais vacas e uma distinta estética que faz o Atom Heart Mother entrar em conflito com os outros discos se olhar apenas pelo lado das imagens. Quem vê as fotos do livreto, pode achar que se trata de outra coisa, quando é nada mais nada menos que o nosso bom e velho Floydão.

 Quem vê as fotos do livreto, pode achar que se trata de outra coisa, quando é nada mais nada menos que o nosso bom e velho Floydão

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Análise de (quase) toda a discografia do Pink FloydWhere stories live. Discover now