03- O FORTALECIMENTO DA FÉ - LIVRE-SE DO FERMENTO DA HIPOCRISIA

760 3 4
                                    

FERMENTO DA HIPOCRISIA: INTERPRETAR A BÍBLIA PARA PROVEITO PRÓPRIO, OFUSCA A VERDADEIRA FÉ.

Avaliando todo o problema sofrido a luz dos versos bíblicos, ficou fácil compreender que o livramento veio quando abandonamos as doutrinas tortuosas e passamos a seguir, sem os fermentos da hipocrisia, os ensinamentos contidos na palavra viva de Deus. Deixar de depositar a fé em imagens, amuletos, simulacro de santos e objetos similares e passar a crer realmente no nosso Senhor Jesus, o Cristo enviado por Jeová, o nosso Deus.

9 Não sejam seduzidos por doutrinas variadas e estranhas ao preceito de Deus, pois, o entendimento com base na palavra de Deus é melhor que os provenientes de doutrinas tortuosas, que não socorrem aqueles que exaustivamente as buscam. (HEBREUS 13:9)


Na prática, constatamos que o orar apenas pela "obrigação de orar", recitando frases prontas sem entender e refletir sobre o real significado, mesmo que sejam versos bíblicos lindos, não ajuda a fortificar o espírito que habita no nosso corpo físico, nem o habilita a enfrentar as guerras espirituais contra o tentador, pois, ler ou ouvir a palavra de Deus sem refletir, não frutifica na mente a verdadeira fé em Jesus, o Cristo enviado por Deus, para nos reunir em um único corpo.

26 Assim como o corpo físico é considerado morto sem alma, da mesma forma a fé é considerada morta sem as obras que dela decorrem. (TIAGO 2:26)


Assim, para que o espírito que habita em nós se mantenha forte e alimentado, é necessário orar com a mente tranquila, para que o espírito sinta a oração tocar o ponto mais íntimo em nós, sendo isso possível quando compreendemos aquilo que é pronunciado.

14 Se eu orar em língua incompreensível, somente o meu espírito orará, contudo, não se fortificará pela falta de entendimento naquilo que é pronunciado pela boca. 15 Então devemos orar com o espírito e entendendo tudo que pronunciamos. Louvar com entendimento fortifica o espírito. (1 CORÍNTIOS 14:14-15)


Para entender o poder da oração é necessário refletir os atos a luz dos versos bíblicos, pois, às orações e louvores que deles nascem é que produz a verdadeira fé capaz de incendiar o espírito com a vontade de exercê-la diante das dificuldades. Contudo, orar sem aplicar os versos bíblicos na sua vida, é comparável a fé sem obra.

5 Em seguida os fariseus e os intérpretes da Lei de Deus indagaram-lhe: diga-nos por qual motivo os teus discípulos não lavam as mãos antes de comer o pão, e assim descumprem as tradições deixadas por nossos antepassados? 6 Aproveitando o momento, Jesus ensinou-lhes: hipócritas! A vosso respeito o profeta Isaías assim relatou: vocês honram-me com os lábios, porém, não trazem nos pensamentos os meus ensinamentos. 7 Vocês louvam-me em vão, pois, ensinam doutrinas que não passam de meras tradições humanas. 8 Vocês invalidam as orientações de Deus para seguir os ensinamentos tortuosos repassados como tradições. 9 E complementou: transgridem os ensinamentos de Deus com justificativas de manter viva tradições malignas. 10 Vejam que Moisés ordenou que devem honrar o teu pai e a tua mãe, e quem os amaldiçoar, certamente morrerá. 11 Pelas tradições malignas, vocês ensinam aos homens que, quem se justificar dizendo que aquilo que usariam para ajudar a seu pai ou à sua mãe foi consagrado como oferta/Corbã (korban) ao Senhor, 12 estará desobrigado de ampará-los. 13 Com ensinamentos tortuosos como esses, vocês anulam a palavra de Deus, para atender aos interesses egoísticos de vocês. (MARCOS 7:5-13)


Se deseja orar verdadeiramente a Deus, então seja primeiro sincero com você e não tente se auto justificar, considerando resolvido o erro, se ele acusar-lhe-á novamente. O arrependimento é ato entre o pecador e Deus, que independe do formal "perdão do ofendido". Da mesma forma, a concessão do perdão independe da formalidade do arrependimento do ofensor, é ato entre você e Deus. Lembre-se que o amor é incondicional, da mesma forma que o perdão e o arrependimento, ou seja, é ato voluntário que parte do ofensor/ofendido, conforme o caso.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora