74 - APRENDENDO COM A CRIAÇÃO: OS DOIS PRIMEIROS DIAS.

191 1 0
                                    

Não temos dúvida que a luz celestial do conhecimento estará com aquele que buscar o entendimento da palavra de Deus, que podemos exercitar avaliando os versos que narram a criação, que nos apontam o grandioso conhecimento de Jeová, que nos primeiros dias da criação dedicou-se em preparar um habitat ideal para o biotipo que nos deu, bem como propício ao desenvolvimento da vida nesse plano carnal.

TIAGO 1:17

17 Toda dádiva e dom perfeito descem dos céus, emanado de Jeová, o Pai das luzes celestiais, que não muda como as sombras inconstantes.


No primeiro dia (ou primeira era) da criação, é necessário observar que: a) Jeová deu forma ao planeta; b) não havia vida humana, animal ou vegetal na superfície terrestre; c) não havia porção de terra seca, pois o planeta estava mergulhado em grande quantidade de água; d) Jeová ainda não havia direcionado sua luz para a terra.


Já percebeu que os sinais que anunciarão os dias que antecedem o grande julgamento tem relação com esses quatro pontos destacados?


É evidente que Jeová deu a terra uma forma que possibilitasse movimentar no universo, sendo identificado pela boa ciência os movimentos rotativos e translativos. A forma dada possibilita ainda a irradiação melhor da luz permitindo a separação entre dia e noite, locais com variação de iluminação, separando os bem iluminados dos mais escuros, e com isso abrigar uma diversidade de vida animal e vegetal, que seriam criados.

GÊNESIS 1:1-5

1 No princípio Deus criou os céus e a terra. 2 A terra não possuía forma e estava deserta, todavia o Espírito de Deus pairava sobre as águas que envolviam completamente a terra, que estava em local de densa escuridão! 3 E Deus, usando a Palavra determinou: Haja luz. E a luz surgiu conforme a ordem de Deus. 4 Observando Deus que a luz era boa, separou a luz da escuridão, 5 chamando a luz de dia e a escuridão de noite. E assim aconteceu o primeiro dia, da escuridão para a luz. Amanheceu e anoiteceu.


Outro destaque deste primeiro dia da criação é a presença da luz nesse plano físico, que veio a existência por meio de uma ordem simples: Haja luz!

SALMOS 97:4

4 O mundo é iluminado com o cintilar dos seus relâmpagos, e se estremece quem na terra os vê.


Luz é uma palavra muito usada nas epístolas escritas pelos profetas e pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus, que fazem uma ilustração comparativa entre esse raiar da luz no primeiro dia de criação, com os tempos sombrios onde as nações estavam mergulhadas em densas trevas que pairavam sobre o entendimento dos homens.

2 CORÍNTIOS 4:6

6 Porque foi Deus que ordenou que a luz brilhasse nas trevas! Ele brilha em nossos corações, para abrir o entendimento a respeito da glória de Deus na face de Jesus Cristo.


É muito recorrente a comparação dessa primeira luz, que iluminou todo o universo no primeiro dia da criação, com o fato de Nosso Senhor Jesus ser a luz de esperança para todos os subjugados pelas maldições, mas de boa vontade aguardavam a vinda do libertador. Em ambos os casos há uma ligação, qual seja: A esperança pela vida, e uma vida abundante.

JOÃO 1:1-5

1 Aquele que é a Palavra já existia antes da criação. Era um com Deus, pois com Deus estava em divina união. 2 Ele [Jesus], o verbo, era um com Deus, bem antes do início da criação. 3 Deus por meio da Palavra, trouxe todas as coisas a existência, e nada que hoje há se formou sem Ele [Jesus], que é o verbo, a Palavra de Jeová. 4 Ele é fonte da vida, luz para quem estava nas trevas sentados. 5 Porém muitos não a entenderam, por maior que fosse a luminosidade de sua luz e tenha imperado nas densas trevas, onde estavam desolados.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora