49- NÃO QUERER ENTENDER IMPEDE QUE O OUVIR A PALAVRA DE DEUS PRODUZA A FÉ

273 1 0
                                    

Já estudamos que para podermos chegar ao conhecimento aprofundado da palavra de Deus é necessário dar alguns passos e, não há como chegar à sabedoria, que produz a verdadeira fé, sem primeiro perseverar em ouvir a palavra de Deus.

ROMANOS 10:17

17 A fé vem pelo ouvir contínuo da palavra de Deus.

O simples fato de ouvir a palavra de Deus, nos finais de semana, quando se congrega semanalmente em uma igreja, não torna ninguém um servo de Deus cheio de fé, nem uma pessoa capacitada para liderar o povo de Deus. É necessário perseverar na leitura e na busca do entendimento.

1 CORÍNTIOS 14:14

14 Se eu orar em língua incompreensível, meu espírito orará, mas não se fortificará pela falta de entendimento naquilo que é pronunciado. 15 Como fazer? Oremos com o espírito e com o entendimento em tudo que é pronunciado; Louvar com entendimento para fortificar o espírito.

Na parábola ilustrativa do semeador, já explicada no presente livro, Jesus alerta que muitas pessoas facilmente chegam a dar esse primeiro passo, que seria ouvir a palavra de Deus, ou mesmo frequentar uma igreja por um tempo, mas não persistem diante de algumas coisas, consideradas como distrações.

LUCAS 8:11

11 Assim devem compreender a parábola ensinada: a semente é comparável a palavra de Deus.

Ao explicar o significado da parábola do semeador, compara a palavra de Deus a uma semente que é lançada em diversos tipos de terrenos, e dependendo do solo e do cultivador ela pode brotar e tornar-se infrutífera ou produzir muitos frutos bons. O pano de fundo da história gira em torno da importância de conhecer a palavra de Deus com o fim de evitar-se tropeços que tire a nossa atenção.

SALMOS 116:8-10

8 Livraste-me da morte, das lágrimas os meus olhos, da pedra de tropeço os meus pés. 9 Por isso, neste plano carnal caminharei com Jeová. 10 Manterei firme na fé, mesmo quando a aflição me sufocar.

Cabe destacar que a tentação, que é comparável a uma pedra de tropeço, pode se dar de diversas formas, mas a base principal, para seu uso é afastar o distraído da palavra de Deus, seja pelo descrédito, pela interpretação distorcida ou sufocando-a criando prioridades acima da palavra de Deus. Você já se perguntou se no seu dia a dia vem colocando a palavra de Deus acima de qualquer coisa? Você já se questionou se ama Jeová, colocando a leitura da bíblia acima de qualquer compromisso que você elegeu como importante?

GÊNESIS 3:4-5

4 A serpente astuciosamente replicou: Não! Vocês não morrerão se comê-lo. 5 Deus sabe que no dia em que comerdes do fruto vocês serão como deuses e seus olhos abrirão ao conhecimento para o que é bom e para a maldade.

Dentro desse cenário ilustrativo contido na parábola do Semeador, Jesus deixa claro para todos aqueles que buscavam compreender o significado da história, que a palavra de Deus deve ser anunciada a todas as pessoas deste mundo, independentemente se ela irá aceitar ou não, se haverá ou não o crescimento, que somente Jeová pode conceder.

1 CORÍNTIOS 3:6-9

6 Eu semeei, Apolo regou, mas é de Deus que vem crescimento, 7 de modo que semeadura e irrigação nenhuma importância teria se Jeová, não propiciar o crescimento. 8 Não há diferença entre quem planta e quem rega, sendo que cada será recompensado em conformidade com o trabalho realizado. 9 Somos colaboradores de Deus e vocês são o terreno onde Deus realiza o trabalho. Vocês são edificados por Deus.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora