Atrasado, de novo (ficção adolescente)

21 2 0
                                    

Autor: @venyum

História avaliada em 20/06/2018


Tabela de pontos

Linguagem

Gramática: 3 pts

Estilo do(a) autor(a): 2 pts

História

Parágrafo de abertura: 1 pt

Apresentação de personagens: 1 pt

Diálogos: 1 pt

Desenvolvimento da trama: 2 pts


Parte I — Linguagem

1) Gramática (1,0)

Há muitos erros de pontuação. Quase todos envolvendo a vírgula em lugares que deveria haver um ponto-final. Há outros erros ortográficos bem frequentes, como pontuação.

2) Estilo do autor (1,1)

Há um tom mais ou menos informal no texto, e acho interessante que ele seja explorado, como algo mais próximo à escrita do Apanhador no Campo de Centeio. No entanto, o texto falha em alguns aspectos. Há muitas repetições de palavras. Mesmo a palavra "atrasado" e suas variantes, que é o foco do capítulo 1, é repetida a exaustão e isso cansa a leitura. Não há problema em querer destacá-la propositalmente no texto, mas seria interessante usar sinônimos ou mesmo deixar implícito o atraso. Há também muitos parágrafos breves que poderiam ser unidos e formarem um bloco maior. Esses parágrafos pequenos tornam o texto visualmente mais longo e cansativo.

Parte II — História

3) Parágrafo de abertura (0,7)

Abordagem peculiar. Diz pouco sobre a história e o personagem, mas dialoga com o leitor. O diferencial para a história encontra-se no segundo parágrafo. Não vejo necessidade de unir os dois, pois há uma relação de expectativa entre eles. Basta apenas atentar-se nos erros de escrita.

4) Apresentação de personagens (0,8)

O capítulo 1 é praticamente inteiro sobre o narrador, e dá para vislumbrar um pouco do seu estilo de vida. Esse seu jeito meio depressivo e desleixado para com suas atividades é uma característica chamativa do personagem e faz o leitor pensar por qual razão ele é dessa maneira. Talvez tenha faltado um pouco de espaço para outros personagens, que poderiam ter sido mais considerados na narração ao explorar o que o personagem achava de cada um deles, como o professor e algum outro colega no ensaio.

5) Diálogos (0,7)

Funcionam bem nas cenas, mas as falas, bem como os incisos, podem ser melhor lapidados no que diz respeito a construção do texto.

6) Desenvolvimento da trama (1,5)

O título dos capítulos segue uma constante interessante, e cria uma boa expectativa para o que podemos encontrar neles.

Nesse primeiro, desenvolvimento poderia ser um pouco mais resumido. Há muita narração de ações cotidianas que podem ser mostradas de uma forma mais direta, pois, do contrário, apenas estendem a progressão da trama mais do que o necessário. Por exemplo, várias vezes é repetido que ele estava correndo para o teatro e que o professor ia ficar puto se ele chegasse atrasado. Algumas coisas poderiam ser mostradas, em vez de contadas, como a atuação dele no ensaio e a especificação de quais músicas ele ouvia em certos momentos, já que isso o marcava.

O encerramento do capítulo é ótimo e amarra bem o título e o desenvolvimento da história até então.

.

.

Nota de expectativa: 5.8

Primeiras ImpressõesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora