Someone To Save You (ficção adolescente)

85 26 12
                                    


Someone To Save You, de LeoMoreno88

História avaliada em 28/07/2017


Tabela de pontos

Linguagem

Gramática: 3 pts

Estilo do(a) autor(a): 2 pts

História

Parágrafo de abertura: 1 pt

Apresentação de personagens: 1 pt

Diálogos: 1 pt

Desenvolvimento da trama: 2 pts


Parte I — Linguagem

1) Gramática (2,6)

O texto possui poucos problemas de gramática e podem ser acertados com uma revisão básica. A respeito de alguns deles, há uma ou duas palavras comidas; um ou outro problema de vírgula, um problema de concordância na frase "Muitas pessoas mudam à medida que crescem, passam a agir diferente do que eram, a odiar coisas que um dia gostavam, deixavam (deixam) de fazer coisas que um dia fizeram"; e o uso do itálico equivocado na terceira frase "Chloe, o que quer nos contar? Por que voltar tão no começo? Bom, meus queridos leitores, isso é algo que vocês verão.".

2) Estilo do autor (1,9)

A narrativa possui uma excelente coesão. Cada tópico vai puxando o outro, fazendo a leitura ficar fluida. A narradora-personagem consegue expressar sua "voz" ao longo do texto, de maneira que também passamos a conhecer a personalidade da personagem por meio da sua linguagem. As frases são bem construídas e de peso narrativo (p. ex.: Após a escola ser fechada, meus pais tiveram dificuldade tanto em me recolocar em outro colégio, como em suas vidas). A narradora também realiza umas leves digressões, que talvez sejam característicos da própria personagem, embora causem um leve desvio no desenvolvimento de uma cena. Não que isso seja tomado como um aspecto negativo, mas é necessário ter cuidado para manter a fluidez nas transições e não frustrar alguma expectativa do leitor. Minha única crítica negativa fica com a parte em que a narradora descreve o seu amigo Dylan no dia em que o conheceu, e, logo em seguida, mostra uma fala que, a princípio, pensa-se que é de Dylan, mas é de outro garoto que está prestes a praticar bullying nela. Quase dá para interpretar que o próprio Dylan é esse garoto, até ele aparecer de fato na cena. Então sugiro que reveja essa parte no texto.

Parte II — História

3) Parágrafo de abertura (0,7)

Uma frase simples, mas que funciona como gancho para o parágrafo seguinte, que, por sua vez, também é um gancho para o próximo, demostrando uma boa coesão de ideias. No entanto, há uma parte que diz "(...) era difícil dar adeus a um colégio que você estudou a vida toda, ou no meu caso... Durante meus doze anos de vida, que era idade que eu possuía na época.". A garota estudou em um colégio durante doze anos e ela tem doze anos? Quer dizer então que ela entrou no colégio quando tinha ainda alguns meses de vida? Acredito que você pode usar a informação do tipo "do maternal até o sétimo ano" e também realocar essa informação da idade para o parágrafo seguinte.

4) Apresentação de personagens (1,0)

Como a narração em primeira pessoa é muito autocentrada, o leitor consegue visualizar facilmente os aspectos psicológicos da personagem. Mesmo as suas características físicas e a de outros personagens estão distribuídas naturalmente ao longo do primeiro capítulo, na maioria das vezes bem aglutinadas à ação da narrativa ou às impressões da narradora. Como exemplo, temos o nome completo de seu amigo Dylan, que é revelado só depois da narradora ter mencionado o primeiro e o segundo nome em momentos anteriores do texto. Chloe (a narradora-personagem) consegue impor presença por meio da sua narração, que privilegia sua visão de mundo através da qual conhecemos os outros personagens.

5) Diálogos (1,0)

Não são tantos, mas significativos. Os incisos são recheados com as impressões da narradora, fazendo com que mesmo a parte dos diálogos não perca essa peculiaridade na narração. E a conversa de despedida entre os dois amigos no final, apesar de curta, é bem construída.

6) Desenvolvimento da trama (2,0)

O primeiro capítulo funciona perfeitamente como um prólogo, no qual a personagem comenta sobre a despedida de um amigo muito importante de quando ela tinha doze anos. Porém, mesmo que ela esteja falando sobre o passado, ela também fala de si no presente, dizendo que "sempre foi Chloe Madson". Nesse sentido, a história também pincela algumas características da personagem após o "time skip". Há um trecho em particular que considerei bem simbólico. Depois que Dylan salva Chloe dos malvados da escola, como recompensa, ele pede que a garota empurre o balanço dele. Anos depois, na cena da despedida, Chloe pede para ele empurrar o balanço dela, mas ele diz que não pode, pois irá embora e não terá tempo para brincar esse dia. É esse tipo de detalhe que puxa o leitor para dentro da história, pois ele não é gratuito, mas sim uma camada daquele drama.

.

.

Nota de expectativa: 9,2


-------------------------

Gostou do meu trabalho e deseja uma avaliação profissional do seu livro?

No projeto "Primeiras Impressões" eu avalio gratuitamente o primeiro capítulo de forma geral, destacando alguns aspectos que considero mais importantes. Mas quem quiser uma avaliação profissional e minuciosa do seu livro, estou oferecendo serviços de leitura crítica ou revisão. Para mais informações, basta me contatar por inbox ou checar o capítulo "Sobre os serviços de revisão e leitura crítica".

Ah, e não se esqueça de votar na avaliação. Ela é importante para que o projeto esteja bem ranqueado =)

Primeiras ImpressõesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora