Nemtsi e Selvagens - As almas cativas (fantasia)

47 9 3
                                    


Nemtsi e Selvagens — As almas cativas, de catarinamirsky

História avaliada em 20/01/2018


Tabela de pontos

Linguagem

Gramática: 3 pts

Estilo do(a) autor(a): 2 pts

História

Parágrafo de abertura: 1 pt

Apresentação de personagens: 1 pt

Diálogos: 1 pt

Desenvolvimento da trama: 2 pts


Parte I — Linguagem

1) Gramática (2,7)

Foram notados alguns poucos problemas nesse quesito envolvendo pontuação (p.ex.: Ele agarrou a espada que foi de seu pai tão rapidamente[,] que a bainha bateu arremessada ao fundo...) e concordância (p.ex.: "...eles possuíam mais controle de seus apurados sentidos, o que os tornava[m] mais ágeis"). Nada que uma revisão mais acurada não possa resolver.

2) Estilo da autora (1,6)

A escrita não é apressada, deixa espaço para descrever ações e reações dos personagens, bem como desenvolvê-los no plano psicológico. Embora essas sejam qualidades, às vezes o texto demora-se mais do que o necessário na descrição de movimentos dos personagens em busca de uma exatidão que, talvez, não seja importante dar ao leitor, a fim de tornar a progressão das cenas mais objetiva. A escrita também é consistente, sabe desenvolver os principais pontos das cenas; porém, ainda há o que ser polido, de maneira geral. Outro ponto negativo, mais na primeira parte do primeiro capítulo, é a frequência de trechos em primeira pessoa que representam os pensamentos dos personagens. É preciso tomar cuidado para usá-lo de forma mais comedida, para não quebrar o ritmo da prosa com tantas transições entre o texto em terceira pessoa e em primeira. Vários desses pensamentos, aliás, poderiam ter sido expressados naturalmente na narração principal em terceira pessoa.

Parte II — História

3) Parágrafo de abertura (0,5)

É um primeiro parágrafo meio caótico, no qual somos jogados em uma cena onde o personagem está claramente num momento de tensão. Não que isso seja ruim, mas, no caso, faltou um pouco de contexto, informações que nos conectassem mais a esse senso de urgência do personagem. Informações de cenário me parecem essenciais aqui. Onde o personagem está? Diz-se que ele tomou uma direção, mas uma direção de onde? Está na borda de uma floresta? Numa clareira? Numa vila? Numa cidade? Num estacionamento?

4) Apresentação de personagens (0,3)

Neste quesito temos um problema que me incomodou bastante durante a leitura. A narração joga os personagens na história sem apresentá-los, como se o leitor já os conhecesse. E faz isso com frequência. Por exemplo, neste trecho — "Andrey estava com oito anos de idade e montava no mesmo cavalo que Aiva. Reinis e Daina vinham com eles, cautelosos —", o narrador deveria ter dado alguma referência de quem eram essas duas últimas pessoas, principalmente com relação às crianças (seus pais, tios, amigos de seus pais?). É preciso também melhorar a localização das descrições físicas e psicológicas dos personagens; algumas delas estão deslocadas, não compondo uma harmonia dentro da cena, principalmente quando essas descrições vêm em blocos de informações (o que eu não recomendo).

5) Diálogos (0,8)

Mais presentes ao longo da segunda parte do capítulo. São funcionais, atendo-se ao necessário para a trama andar. Único problema é a pontuação antes dos incisos iniciados por verbos declarativos (p.ex.: "— Sim.[] — respondeu Reinis.").

6) Desenvolvimento da trama (1,5)

O prólogo é bem curto e mostra apenas um recorte de uma cena em movimento. Não há informações de onde os personagens estão e nem de contexto. Talvez seja uma cena futura, mas devido ao seu tamanho, não tenho certeza se foi realmente necessária para o leitor entrar no clima da história já com a ação estourando. Por outro lado, o início do primeiro capítulo também possui um problema. Os dois primeiros parágrafos lembram mais uma sinopse do que o início de um livro. Algumas informações desses parágrafos poderiam ter sido salpicadas ao longo do texto, e o verdadeiro início da história, para mim, é o terceiro parágrafo, pois ali estão os personagens localizados no tempo e espaço e numa situação que não precisaria necessariamente de toda a introdução dos parágrafos anteriores.

Apesar do começo pouco satisfatório, a história é permeada por um clima de sobrevivência, melancolia e ansiedade envolvendo os personagens. A escrita cadenciada ajuda na manutenção do ritmo narrativo. E os personagens estão sempre se movimentando de um ponto "A" a um ponto "B" na trama, e assim por diante. Isso faz com que o interesse do leitor sobre o destino daqueles personagens mantenha-se vivo durante a leitura do capítulo.

.

.

Nota de expectativa: 7.4

------------------------

Gostou do meu trabalho e deseja uma avaliação profissional do seu livro?

No projeto "Primeiras Impressões" eu avalio gratuitamente o primeiro capítulo de forma geral, destacando alguns aspectos que considero importantes. Mas quem quiser uma avaliação profissional e minuciosa do seu livro, estou oferecendo serviços de "leitura crítica" e/ou "revisão". Para mais informações, basta me contatar por inbox ou checar o capítulo "Serviços editoriais".

Se você não tem condições financeiras de contratar um serviço de leitura crítica para seu original, eu ofereço um parecer profissional das primeiras 2000 palavras de sua história, nos mesmos moldes da leitura crítica, por apenas R$ 25,00. Recomendado até mesmo para aqueles que já tiveram histórias avaliadas no projeto.

-------------------------

Ei! E que tal dar uma conferida na minha história de fantasia? ;)

Ei! E que tal dar uma conferida na minha história de fantasia? ;)

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Primeiras ImpressõesWhere stories live. Discover now