Red Punch (ficção geral)

78 14 3
                                    


Red Punch, de Debiie Moreira

História avaliada em 09/04/2017

Tabela de pontos

Linguagem

Gramática: 3 pts

Estilo do(a) autor(a): 2 pts

História

Parágrafo de abertura: 1 pt

Apresentação de personagens: 1 pt

Diálogos: 1 pt

Desenvolvimento da trama: 2 pts

Parte I — Linguagem

1) Gramática (1,1)

O principal problema do texto está na pontuação inadequada, que ocorre em vários contextos, como a vírgula antes do vocativo ("É sério[,] diário") e os pontos-finais (ou conjunções) no lugar de vírgulas, para evitar a construção de períodos longos ("Enfim, já era tarde da noite quando finalmente cheguei ao meu apartamento[.] Só consegui me jogar na cama,[pois] estava exausta[.] Então aconteceu". Há também erros ortográficos envolvendo o equívoco entre "há/a" e "se quer/sequer".

2) Estilo da autora (1,2)

É possível utilizar a desculpa da licença poética em alguns casos para justificar determinados problemas textuais, que estão alinhados ao nível de linguagem de quem está escrevendo o diário. Ainda assim, o texto precisa ser bem apresentável, pois se trata de uma história contada na forma de entradas no diário. Dito isso, falta ao texto limpar um pouco sua gordura. Frases como "Acordei me sentindo super bem, animada e bem disposta..." possuem adjetivos desnecessários e atrapalham a objetividade. Creio que o texto poderia se sair melhor sem os erros gramaticais, embora ainda seja necessário um melhor desenvolvimento aqui e ali na forma como os fatos são narrados. A informalidade presente nele, por outro lado, é um aspecto bem utilizado; e o tom intimista demonstra que é realmente uma personagem escrevendo em seu diário.

Parte II — História

3) Parágrafo de abertura (0,7)

O início é típico de um diário. É interessante que a primeira entrada comece com o porquê de a personagem estar escrevendo um diário, e a justificava é algo comum àqueles que também escrevem ou desejam escrever em algum. Isso gera uma identificação com o leitor, mesmo que ele não saiba ainda do que se trata a trama. Fica apenas a sugestão de unir o segundo parágrafo ao primeiro, para que ele termine com uma conclusão instigante.

4) Apresentação de personagens (1,0)

A trama não apresenta personagens relevantes, focando-se mais na própria escritora do diário e das coisas que acontecem em volta dela. Sua personalidade é ressaltada na forma como o diário é escrito, e algumas informações sobre sua vida são jogadas em um momento ou outro, fazendo o leitor ter alguma ideia de quem é essa personagem ao mesmo tempo em que mergulha no mistério que a rodeia.

5) Diálogos (o texto quase não apresenta diálogos, portanto o próximo quesito valerá 3 pts)

6) Desenvolvimento da história (2,1)

O diário é bem focado na premissa. As informações da personagem são dadas ao mesmo tempo em que o "plot" avança. A primeira cena do quarto é interessante, embora eu gostaria de saber se os vizinhos dos apartamentos mais próximos não ouviram nada de incomum, já que uma ventania com aquela potência causaria algum barulho à noite. Outra coisa que me pareceu um pouco solta é que, na segunda entrada, a narradora diz que "TUDO vem ficando a cada dia mais doido". São dois meses entre a primeira entrada e a segunda, mas a autora só citou dois exemplos de anomalia: a parte da Academia e sobre seu cabelo. Ora, ela disse que TUDO vinha ficando mais doido A CADA DIA. Ou seja, esperava-se acontecimentos gradativos que confirmassem essas coisas estranhas. A questão do cabelo até pode ser acertada, já que foi uma mudança gradual, mas a narração careceu de mais exemplos que dessem esse tom de que "ela entrou na toca do coelho". De qualquer forma, os acontecimentos narrados conseguem criar alguma expectativa sobre o mistério em torno da joia e das mudanças sofridas pelo seu corpo.

.

.

Nota de expectativa: 6,1

-------------------------

Gostou do meu trabalho e deseja uma avaliação profissional do seu livro?

No projeto "Primeiras Impressões" eu avalio gratuitamente o primeiro capítulo de forma geral, destacando alguns aspectos que considero mais importantes. Mas quem quiser uma avaliação profissional e minuciosa do seu livro, estou oferecendo serviços de revisão, leitura crítica e/ou copidesque. Para orçamento, basta me contatar por inbox.

Primeiras ImpressõesWhere stories live. Discover now