Nota da autora

127 10 8
                                    

Ufa! Acabou!

Vou ser bem honesta: quando comecei a escrever esta história, eu não fazia a menor ideia do tamanho que ela iria tomar. Do tempo que ela iria tomar, inclusive: foi um ano e meio me dedicando a ela! Não tinha planejado escrever dois livros inteiros de continuação, mas é inevitável que a gente se apegue aos personagens — e, nossa, acabei me apegando um pouco demais.

A história da Olívia e do Fred, infelizmente, não tem um final feliz. Eu escolhi manter o destino do Fred igual ao dos livros, até porque a questão da guerra é muito prevalecente no desenvolvimento de personagem dele. Mas, mesmo sabendo que seria frustrante que os dois protagonistas morressem no final, a minha intenção era mostrar justamente que o final feliz dos livros não é tão feliz assim, pelo menos não em todos os pontos de vista. Nem todos os arcos tiveram suas conclusões completas: a Olívia nunca encontrou a carreira que quisesse de fato construir, os Hawicks nunca conseguiram se resolver, e Fred e Olívia nunca conseguiram casar no papel. E é porque a vida dos dois simplesmente foi interrompida. A morte, na maior parte dos casos, não é poética e nem tem alguma metáfora ou significado atrelado. Ela só é trágica.

Mas isso não quer dizer, é claro, que a vida deles tenha sido para nada. A Olívia deixou de ser uma garota insegura e se transformou em uma mulher que consegue se impor, que luta pelo que acredita. Ela conseguiu abandonar a obsessão por validação acadêmica e acabou encontrando felicidade sem título ou cargo algum, apenas estando rodeada das pessoas que ama e trabalhando com um propósito no qual acredita. Já o Fred aprendeu a questionar o moralismo que sempre foi ensinado e aprendeu a enxergar o mundo — e seus dilemas — com mais tonalidades de cinza. Ele aprendeu, também, a ser mais vulnerável. A ser mais cuidadoso em todos os seus relacionamentos, porque esses são mais frágeis do que a gente imagina.

E os dois, é claro, deixaram seus legados para trás — sendo o maior deles o fato de que lutaram para que o mundo pudesse ser um lugar seguro para todos.

Por fim, quero agradecer, do fundo do meu coração, a todo mundo que leu até aqui. Quem puder, deixe um comentário ou uma mensagem me contando o que achou da história! Eu estou muito curiosa para ver a opinião de vocês (sim, mesmo se for negativa!).

Beijos, e até a próxima ❤️

A Última Dança | Fred Weasley (Livro 3)Where stories live. Discover now