Barão de Vassouras

3.1K 336 120
                                    

Legenda da Mídia: Barão Jorge

*******************************


Carmen

Abri os olhos naquela manhã sem acreditar em tudo que aconteceu nesses últimos meses. Isabel deixou meu coração desnorteado e, sem perceber, me rendia mais e mais à ela. Estar em sua casa era a maior prova. Eu, logo eu que não pensava ser possível amar alguém, me apaixonei completamente pela Baronesa e, por mais que tentasse negar, depois de tudo e todo o tempo que passamos juntas, paixão era fraco demais para denominar o que eu sentia.

Isabel não estava na cama, saiu junto ao sol, me deu um beijo e disse que me deixaria dormir um pouco mais. Ela ainda não havia voltado ao quarto e me permiti recordar da conversa que tive com Margot antes de sair do bordel.

Na tarde anterior.

Isabel deixou o escritório e eu e Margot ficamos só. Ela me olhava por cima dos óculos de leitura, séria. Era raro vê-la assim e sabia que ela enxeria meus ouvidos de sermões.

¿No tienes nada que decirme? - Perguntou tirando os óculos e suspirando.

Margot... - Olhei para ela preocupada.

Vou te contar uma história, Carmen. Senta aqui. - Apontou para a cadeira em sua frente, fui até lá e ela continuou. - Eu já estive no seu lugar.

Como assim?

Eu também já amei. - Revirei os olhos e tentei contestar, mas ela me interrompeu. - Lembra de Jorge? O homem que me visitava sempre? - Perguntou.

Sí... - Respondi confusa.

Eu não gostava dele, seja lá quem tenha sido, tão pouco me recordava seu nome, a única lembrança que tinha era que Margot só subia com ele para seu quarto e da tristeza quase palpável que ela ficava toda vez que o tal cliente ia embora. Lembro que por vezes desejei que ele nunca mais aparecesse só para não vê-la afundada em melancolia a cada despedida dos dois.

O que isso tem a ver com a nossa conversa? - Perguntei.

Ele foi o grande amor da minha vida.

Não fiquei tão surpresa, era óbvio a qualquer um que visse, principalmente depois da morte do tal homem. Margot passou meses arrasada e, mesmo depois de anos, ao falar dele, vi seus olhos brilharem com algumas lágrimas que ela segurou.

Vejo em seus olhos o mesmo sentimento quando está com Isabel.

¡Solo puedes estar loca, Margot! - Disse irritada, disfarçando o indisfarçável.

Não minta para mim, Carmensita... A questão aqui é maior que o amor, vai muito além. Eu não queria chegar a isso, mas não me deixou outra escolha.

Encarei-a sério.

Tu és uma cortesã, Carmen. Escolheu essa vida e quando disse que seria igual a mim, jamais imaginei que se apaixonaria pela filha do homem que mais amei em toda a minha vida. - Fiquei muito surpresa e ela notou. - O filho do Barão de Vassouras chegou em minha casa, no bairro de São Cristóvão, como um dos homens mais importantes do Império, aos poucos nos tornamos amigos e quando me dei conta estava tão envolvida que deixei de atender outros clientes e passei a receber somente ele. Já estava perdidamente apaixonada por Jorge.

A Cortesã e a Baronesa - Livro IWhere stories live. Discover now