10. A Recuperação de Bela

260 51 47
                                    


 «I miss my home
But there's a fire burning in my bones
Still believe
Yeah, I still believe»

Fight Song Rachel Platen

-------

Bela passou o resto dos dias que esteve no hospital a pensar o que poderia fazer para se ocupar e como poderia melhorar o mais rápido possível. Sentia uma enorme falta do seu telemóvel. Estava cansada de não ter nada que fazer e apenas preocupações passavam pela sua mente. Queria falar com Linda, ver os seus e-mails e as suas redes sociais. Por isso, concentrou-se em comer, mesmo sem fome, para poder sair dali mais rápido.

Ficou no hospital mais uma semana. Já tinham contactado a família dela e enviado o dinheiro da indemnização. Insistiam em tratá-la por Bulan, falavam tão bem inglês porque só no seu nome é que davam erros de pronunciação? Bela não entendia. Deram-lhe uma viagem para Jacarta e disseram que a sua família estaria à sua espera. Uma vez que a roupa tinha sido deitada fora, deram-lhe umas peças de roupa simples: uma T-shirt, um par de calças e ténis.

Os resultados dos exames médicos revelavam apenas subnutrição. O médico deu-lhe umas vitaminas e passou-lhe uma baixa temporária. Ao sair recebeu uma muda de roupa (igual à que já tinha com um casaco) e uma viagem de avião para Jacarta.  Bela estava tão ansiosa por sair do hospital e com a ideia de dentro pouco tempo estar num avião fora daquele lugar que nem olhou para os documentos temporários que lhe deram apenas guardou-os na pasta com o passaporte e colocou no bolso das calças.

A melhor coisa de Palau é que uma das línguas oficiais é o inglês. Toda a gente entendia e comunicava em inglês. Ao sair do hospital entrou num táxi e foi logo para o aeroporto. Achou estranho que Linda e Tobias tivessem à sua espera em Jacarta em vez de virem diretamente para Palau, mas talvez tivessem vindo à filial Indonésia da empresa para lhe darem a indemnização do acidente.

Ia pedir a Linda para ficar mais algum tempo na Indonésia, já que estava lá o melhor era aproveitar para ficar e fazer o relatório. Linda ia compreender. De seguida, iria para Padang, a cidade mais próxima do local das plantações. Assim, podia visitar as instalações, ver o processo de produção e falar com os moradores das localidades próximas da plantação e dos incêndios. Por fim, iria escrever o relatório e ganhava a sua promoção e voltava para casa. Parecia um bom plano para Bela.

Gastou um quarto do dinheiro que lhe deram no hospital só no táxi até ao aeroporto. No avião devorou toda a comida que lhe deram. Bela tinha que se fortalecer. Ela tinha pouquíssimo dinheiro, assim ficava bem até encontrar Linda em Jacarta.



Investigação na IndonésiaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora