- Anúncio e Despedida -

23 4 6
                                    


     O celular tocava insistente ao meu lado avisando que era hora de levantar e trabalhar, o ignoro enquanto permaneço estático, não preciso ter pressa em sair da cama. Embora tenha sido pontual, o despertador está atrasado, fui demitido no fim de semana e não tenho mais a obrigação de levantar cedo ainda que estivesse acordado muito antes do alarme tocar. A noite havia sido longa, sequer consegui pregar os olhos, geralmente a insônia me perturbava só nas primeiras horas da madrugada, porém dessa vez ela tinha uma aliada, a ansiedade. Pego o celular, encerro o despertador, checo o WhatsApp e as demais redes sociais, torno a colocá-lo sobre a escrivaninha, antes de levantar faço três sequências de trinta abdominais. Calço os chinelos e de pé alongo os braços, caminho até o banheiro, acendo a lâmpada, cerro os olhos irritado com a claridade. Rente a pia, abro a torneira e por três vezes esfrego o rosto jogando água com as mãos. Sem me secar analiso meu reflexo no espelho, percebo o quanto as olheiras estão cada vez mais nítidas, isso me incomoda porque faz lembrar os motivos das minhas noites mal dormidas. Para evitar recordações, pego a escova e a pasta, escovo os dentes ligeiramente e após me secar com a toalha de rosto, sigo para a cozinha. Abro o armário, procuro uma caneca de alumínio, a encho com água e ponho para esquentar no fogão. Torno ao armário e pego um saco de pães amanhecidos, que na verdade já estão duros por serem de sexta-feira. Abro a geladeira, não tem muita coisa, então retiro apenas o leite e a margarina. Enquanto a água esquenta, lavo a louça da noite passada, preparo os pães aquecendo-os no micro-ondas para que amoleçam. Depois de passar o café, concluo o desjejum e em seguida volto para o quarto. Abro a janela inspirando o ar puro, os raios de sol aquecem meu corpo gélido e renovam minhas energias. Ligo o computador e enquanto o sistema inicia, pego o jornal ainda aberto no anúncio que roubara a minha noite de descanso.

"TÓPICO FESTIVAL EDITORIAL"

"PARTICIPE DO PRIMEIRO FESTIVAL DE ARTIGOS DO TÓPICO E NA OPORTUNIDADE TENHA UMA SÉRIE DE CINCO EDIÇÕES PUBLICADAS EM NOSSO JORNAL.

FAÇA PARTE DA EQUIPE. EM TRÊS MESES REÚNA ARGUMENTOS E APRESENTE SUA TESE SOBRE UM TEMA DA ATUALIDADE. PARA SE INSCREVER ACESSE O SITE, LEIA AS REGRAS DE PARTICIPAÇÃO E TRANSMITA AO MUNDO O SEU PONTO DE VISTA"

"TÓPICO FESTIVAL EDITORIAL - SEU PONTO DE VISTA NO TOPO!"

Li o anúncio e em seguida acessei o site conforme descrito. Cliquei na opção com o nome do concurso e passei a ler os termos de participação. O TFE é destinado a escritores maiores de idade que residam no estado de São Paulo. Não é necessário pagar nenhuma taxa de inclusão embora dados pessoais são requeridos. Para ter a participação oficializada é crucial que todo o material seja enviado para a redação do jornal no prazo estipulado. Nenhum material virtual será aceito, embora os artigos tenham que estar digitalizados, fotos são permitidas somente abaixo do título. A edição do artigo deverá ser apresentada em cinco partes numeradas com limite de sessenta linhas sob a fonte "Calibri 10". O tema é livre desde que não denigra a imagem de nenhum órgão, entidade ou pessoa física. Material com conteúdo inapropriado que possa causar assédio, danos morais ou calúnia serão imediatamente rejeitados. Quanto ao mais tudo é permitido desde que o ponto de vista exposto apresente coerência e não apenas uma visão distorcida de fatos. Abaixo das clausulas de participação há também alguns termos de direitos autorais, do uso do nome e identidade e políticas da redação. Imprimo a folha referente aos dados a serem apresentados e a encaro esperançoso, muito embora sequer consigo imaginar qual tema abordar, guardo a folha em uma pasta, vejo as horas e depois pego uma troca de roupas e vou para o banheiro.
Enquanto a água quente escorre pelo meu corpo, fico a pensar no anúncio, diversos assuntos me vêm à mente, no entanto seriam fracos para um concurso com tamanha magnitude. O jornal Tópico está entre os maiores do país sendo reconhecido até mesmo no exterior. Anos atrás o vencedor da 1° edição do TFE chegou até mesmo a ganhar o prêmio Jabuti de Reportagem.

Ponto De VistaWhere stories live. Discover now