Cap. 39 - Assuntos triviais da aldeia

47 14 0
                                    

No dia 28 faça macarrão; no dia 29, pãezinhos no vapor.

As famílias rurais não têm tempo livre, muito menos é o Ano Novo Chinês. Ocupado e aproximando-se rapidamente do último dia do mês e do final do ano.

Neste dia, os membros da família Jing ainda trabalham juntos, ocupados, mas felizes.

De manhã cedo, começam a varrer e tirar o pó, certificando-se de que tudo está limpo e arrumado dentro e fora de casa. Como existe uma tradição nas regiões norte de não varrer a poeira no primeiro dia do ano lunar, todos os domicílios no dia 30 fazem uma pequena limpeza.

Depois de arrumar dentro e fora de casa, já passa das 10 horas da manhã. O pai de Jing, Jing Yi, junto com Jing An e Jing Shu, começam a colar dísticos, frases de boa sorte e decorações para janelas. Eles também penduram um par de lanternas vermelhas em ambos os lados do portão do pátio.

As lanternas estão penduradas com segurança porque precisam ser retiradas e trazidas de volta para casa à noite. Esses itens caros também são suscetíveis de serem roubados.

A mãe de Jing está preparando o almoço na cozinha, de forma simples. Os pratos principais são para o jantar de Réveillon à tarde e bolinhos à noite.

Assim que as lanternas são penduradas, flocos de neve começam a cair do céu. Não houve muita neve neste inverno e esta é apenas a segunda nevasca perto do final do ano.

Como diz o ditado, a neve auspiciosa traz um ano abundante. A neve cai suavemente hoje e traz uma sensação de conforto ao coração das pessoas.

O pai de Jing está particularmente feliz. Sendo um agricultor experiente, ele tem algum conhecimento dos padrões climáticos. Embora a neve não seja forte, parece durar algum tempo. Agora ele não precisa se preocupar com o trigo de inverno no campo.

Na verdade, nas regiões do norte da Dinastia Dayuan, muito poucos agricultores cultivam trigo de inverno. A produção de trigo de inverno aqui é muito baixa, apenas o suficiente para sobreviver depois de trabalhar duro durante todo o inverno. Portanto, mesmo que o governo não imponha impostos sobre esta parte, são principalmente as famílias pobres ou famílias excepcionalmente diligentes que a cultivam. Por exemplo, a família de Jing Yi não cultiva, nem a família do terceiro tio de Jing. No entanto, nos últimos anos, eles tiveram muitas obrigações financeiras e decidiram aumentá-lo.

Depois do almoço, todos tiram uma soneca. Eles precisam descansar bem para ficarem acordados até tarde na véspera de Ano Novo. À tarde, algo aconteceu na aldeia.

A neve havia diminuído um pouco e a mãe de Jing levou Jing Yi à loja de tofu da aldeia para comprar tofu. Eles planejaram comprar uma prancha inteira e deixá-la congelar do lado de fora. Não estragaria mesmo no tempo frio.

A loja de tofu pertence a uma família de sobrenome Dou e fica localizada a sudeste da vila, bem longe da casa de Jing.

Mas quando estavam prestes a chegar à loja, ouviram uma forte comoção à frente.

“Esse é o nosso frango. Seu pobre coitado, devolva-me rapidamente o frango! É Ano Novo, estou lhe dizendo, não estrague tudo!" Uma mulher mais velha gritou com raiva, levantando a mão para bater num jovem do outro lado.

O jovem não era alto, quase da mesma altura da mulher, mas parecia magro e fraco. Sendo repreendido pela mulher, ele se encolheu e não se atreveu a responder em voz alta. Ele segurou com força uma galinha nos braços e repetiu silenciosamente: “Esta é a minha galinha”.

“Se você não me soltar, vou te ensinar uma lição!” Ao dizer isso, ela deu um tapa no ombro do jovem. Felizmente, ele se esquivou, ou teria levado um tapa na cara.

Sr. Jing e seu pequeno maridoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora