Cap. 30 - Cerimônia

66 15 0
                                    

A cerimônia de noivado na Dinastia Dayuan é geralmente dividida em seis etapas: Nacai (presentes de noivado), Wenming (consulta de nome), Najin (aceitação auspiciosa), Nazheng (noivado auspicioso), Qingqi (definir a data do casamento) e Qinying (casamento escolta).

Durante este período, também há três cartas envolvidas: Pinshu (carta de noivado), Lishu (carta de presente) e Yingqinshu (carta de acompanhante de casamento).

A família Jing não tomou atalhos nem pulou nenhuma etapa porque recebeu o acordo da família Lin. Isso menosprezaria Chuxia.

Concluir todos os seis passos e as três letras impecavelmente era o que Jing Mother tinha em mente. Ela queria fazer com que os vizinhos fofoqueiros de Wangjiazhuang os invejassem.

Os primeiros passos foram Nacai e Wenming. Como Wangjiazhuang era mais perto da cidade do que Xiwancun, Jing Mother não queria que ninguém desprezasse a família Jing ou zombasse de Yuanyuan e Chuxia. Ela usou especificamente suas conexões e gastou dinheiro para contratar um casamenteiro renomado na cidade chamado Hua Sao. Dizia-se que ela tinha um histórico impecável em partidas bem-sucedidas.

Foi um pouco caro. O preço médio de uma casamenteira, incluindo os presentes de noivado, era de apenas cem wen, mas Hua Sao cobrava meio tael de prata por seus serviços. No entanto, Jing Mother acreditava que valia a pena a prata. Quando ela viu Hua Sao, ela parecia abençoada, gentil e falou com eloquência. Ela poderia elogiar as pessoas de uma forma que tocasse seus corações.

O Nacai e o Wenming correram bem, pois ambas as famílias evitaram tacitamente mencionar as suas discussões anteriores.

Como mãe Jing esperava, a chegada de Hua Sao causou sensação em Wangjiazhuang. Coincidentemente, uma mulher da aldeia já havia comparecido ao casamento de um parente na cidade e visto Hua Sao.

Quando o marido da mulher soube que era Hua Sao quem acabara de passar, o clima imediatamente ficou animado e todos especularam sobre qual família teria um evento tão grande. Embora a tenham visto indo em direção à aldeia, não se atreveram a segui-la e ver, pois ofender uma casamenteira não era uma boa ideia.

Depois de completar Nacai e Wenming, Hua Sao ficou muito satisfeito com este casamento. Ambas as famílias eram gentis e harmoniosas. O jovem parecia alto, bonito, capaz, e a jovem era bonita, elegante, gentil e articulada. Eles eram uma combinação perfeita. Ela estimou que sua reputação se espalharia ainda mais.

Quando ela estava prestes a retornar à cidade, foi abordada por vários homens e mulheres de Wangzjiahuang com grande entusiasmo. Eles perguntaram de quem era a ocasião alegre e expressaram seu desejo de compartilhar a alegria de uma aldeia.

Hua Sao ouviu as perguntas lisonjeiras, mas desprezou-as interiormente. No entanto, ela não demonstrou isso em seu rosto e demonstrou sua etiqueta profissional condizente com meio tael de prata. Ela mencionou brevemente o casamento entre as famílias Jing e Lin e elogiou Jing Yi e Chuxia, com ênfase particular na família Jing e Jing Yi, na esperança de silenciá-los e invejá-los.

Satisfeita com seus elogios, ela foi embora.

Aqueles que tinham um relacionamento bom ou mediano com a família Lin se dispersaram ao ouvir a notícia, pensando em encontrar a Mãe Lin para parabenizá-lo quando tivessem oportunidade.

Havia pessoas que não gostavam da Mãe Lin, tinham queixas da família Lin ou simplesmente gostavam de espalhar boatos. Vários deles se entreolharam surpresos quando souberam que era Chuxia, da família Lin.

Se tivesse sido há um ano, eles poderiam ter acreditado, mas a família Lin passou por muita coisa no ano passado. Eles ofenderam o Sr. Liu e sua filha mais velha foi mandada de volta para casa. Quem em uma família respeitável estaria interessado em se casar com Lin Chuxia?!

Sr. Jing e seu pequeno maridoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora