Cap.12 - Leite de ovelha do tio Meng

125 35 0
                                    

“Existe leite de ovelha! Nos arredores da aldeia a oeste, na casa do tio Meng, eles criam um grupo de ovelhas. Eles têm leite de ovelha todos os dias e costumavam vendê-lo na cidade, mas não vendia bem porque o leite tem um cheiro peculiar”, disse o padre Jing ansiosamente assim que ouviu algo que sabia.

“Também temos tâmaras vermelhas em casa. Por que não deixamos seu pai ir primeiro à casa do tio Meng e, se tudo correr bem, usaremos leite de ovelha. Caso contrário, podemos usar datas vermelhas. Já é tarde hoje, então amanhã, depois de montar a barraca, vocês dois podem ir,” Mãe Jing rapidamente arranjou.

O dia seguinte veio em um piscar de olhos. Depois do café da manhã, Jing Yi seguiu o padre Jing até a casa do tio Meng. Eles poderiam chegar à casa do tio Meng tomando um pequeno caminho nos arredores da aldeia ao norte. Ao longo do caminho, o padre Jing falou sobre a situação do tio Meng.

O nome verdadeiro do tio Meng é Meng Zhuang, e seu nome basicamente reflete sua aparência - ele é alto e forte. Tio Meng e sua família fugiram para cá quando ele era criança. Sua cidade natal ficava nas pastagens no noroeste da Dinastia da Grande Fonte. Eles pertenciam a um grupo étnico nômade que se baseava principalmente no pastoreio. No auge, sua família possuía mais de cem ovelhas.

Diz-se que quando o tio Meng tinha oito anos, no inverno, assim que o inverno chegou, começou a nevar continuamente por quase um mês nas províncias do norte da Dinastia da Grande Fonte. Embora o tribunal tenha feito esforços para resgatar e ajudar as áreas afetadas, enviando pessoas para administrar o desastre de neve, consolar as vítimas e distribuir alimentos e dinheiro para as cidades severamente afetadas, diante da natureza implacável, muitos esforços foram em vão.

As cidades mais severamente afetadas tinham neve acumulada acima da altura de uma pessoa e, quando o exército de socorro abriu caminho, era quase impossível encontrar um sobrevivente em qualquer aldeia. Inúmeras pessoas congelaram ou morreram de fome em outras áreas.

O pior é que parecia que o céu havia concedido a todos apenas um momento para recuperar o fôlego e, depois de alguns dias, a neve começou a cair novamente. Os que ainda estavam vivos não viam nenhuma esperança, então fugiram desesperadamente das províncias do norte, arriscando suas vidas com suas famílias.

A família do tio Meng se estabeleceu na vila de Xiwan durante esse período. Era uma família de quatro pessoas - os pais do tio Meng, o irmão mais novo e, supostamente, uma irmã mais nova que morreu de frio enquanto fugia.

Portanto, mesmo depois que as províncias do noroeste se recuperaram gradualmente e retomaram suas vidas normais, a família do tio Meng não voltou. Eles não queriam reviver o caminho que havia enterrado sua irmã mais nova.

No entanto, o pai do tio Meng, o velho Meng, era bastante nostálgico pelos dias de pastor e gostava de conversar sobre as pastagens com outras pessoas. Montando um cavalo e galopando livremente na grama verde, empunhando um chicote, pastoreando as ovelhas e cantarolando alegres melodias. Comendo carne com vontade e bebendo vinho, para eles, a carne era mais preciosa do que os grãos.

Depois de se estabelecer na vila de Xiwan, o tribunal deu a cada uma das famílias afetadas um ou dois taéis de prata de alívio. O velho Meng economizou dois taéis para emergências e usou três taéis para comprar um cordeiro, voltando assim à antiga ocupação de criar e pastorear ovelhas.

A carne de ovelha já era cara e com três taéis de prata só podiam comprar cinco cordeiros. Antigamente, não havia ração especializada, então eles os criavam por pelo menos dez meses antes de vendê-los por um preço decente.

Portanto, os primeiros anos foram muito difíceis para a família Meng. Mais tarde, quando conseguiram criar as ovelhas, muitas pessoas nas planícies não gostaram do cheiro forte de carneiro e não tiveram tempo de descobrir como se livrar do cheiro. A carne de porco, por outro lado, custava apenas cerca de dez wen por jin, enquanto o carneiro custava cinquenta wen por jin, quase tão caro quanto a carne bovina.

Sr. Jing e seu pequeno maridoWhere stories live. Discover now