Capítulo 5

1.7K 219 46
                                    

" A vida é a soma das suas escolhas"

(Albert Camus)

.

Não sei dizer o momento exato em que me dei conta de que gostava de ensinar, pode ter sido porque a escola era uma desculpa para escapar de casa ou o simples fato de que entre todas as alternativas eu tenha optado por aquela que mais me fez falta quando não pude mais ir. O fato era que eu gostava, principalmente da matéria que lecionava, Literatura, era um calmante natural ler todas aquelas páginas contendo uma vida inteira dentro deles, era o meu modo de ver o mundo com outros olhos, ver através do presente, o passado.

Minhas turmas do ensino médio eram todas exemplos de que eu não era a única a gostar, podem ter sentindo certo receio ou descaso no começo, mas consegui chamar a atenção de todos, ponto para mim. Só existia uma turma que ainda relutava contra as aulas, a turma 014, a sala era dividida igualmente por meninos e meninas, vinte de cada ao total, ainda que fosse uma sala um tanto animada demais para quem acordou cedo, era a turma em que eu mais gostava de dar aula.

- Bom dia – Minha voz saiu algumas oitavas mais alto do normal, alguns alunos fizeram silêncio os outros fingiram não me ver, colocando minha bolsa em cima da mesa, disse – Teste surpresa hoje.

Várias cabeças viraram para frente com as bocas fazendo um O perfeito, enquanto outros correram para trocar de lugar e se sentar mais próximos daqueles que aparentemente tinham uma nota mais alta.

- Professora, isso está errado, nós acabamos de fazer um caminhão de provas – Erik Taylor, com seus cabelos ruivos e olhos tão verdes como a grama, era um dos alunos encrenqueiros da escola, o típico garoto popular que andava com seu próprio grupo de amigos, quanto o objetivo era jogar, ficar com meninas e infernizar aqueles que entravam em seu caminho e coincidentemente o meu melhor aluno.

- Tudo bem então, vamos fazer o seguinte, você me fala uma citação de um dos escritores, aquela que você mais gostou e então não haverá provas – Ele estreitou os olhos e olhou para os lados, seus amigos agora o encaravam esperando que ele falhasse no teste, depois de alguns segundos ele negou com a cabeça e se sentou em uma pose que emitia descontração e rebeldia – Certo, não tenho mais o que fazer, prova oral.

Resmungos se ouviam de toda a sala agora, até que Ryan um dos meninos que se sentavam na frente falou com a voz baixa.

- Eu posso fazer uma citação, professora

- Sei que sim, mas infelizmente o teste era pra ser cumprido pelo seu colega, mas ele não cooperou, então...

Todos na sala agora encaravam com raiva um Erick já não mais descontraído, arqueei uma sobrancelha lançando um desafio, franzindo a testa, sem deixar de me encarar ele elevou a voz

- "Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir"

- De quem é a citação Erick?

- Winston Churchill – Sua voz baixou novamente e voltou a posição confortável em sua cadeira, seus amigos o encaravam, mas ele somente sacudiu os ombros com descaso. Enquanto ainda parada em frente à sala, internamente dava pulos e giros, eu tinha acabado de ganhar mais um ponto.

- Ótimo, muito obrigada pela sua colaboração Erick – Tirei o livro que íamos estudar hoje e me sentei na mesa, ainda olhando para ele disse – E a sua citação foi perfeita para a ocasião.

- Vamos falar sobre Winston? – Amanda levantou a cabeça das suas unhas muito bem cuidadas e pintadas.

- Não, vamos falar sobre mentiras, hoje nós vamos falar da Odisseia de Homero, principalmente de Penélope e seu marido Ulisses.

10 MinutosWhere stories live. Discover now