ortografia #15

396 35 16
                                    

Hoje citaremos expressões racistas

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Hoje citaremos expressões racistas. Muitas vezes reproduzimos no nosso dia a dia sem ao menos perceber. É por isso que eu vou listar algumas expressões agora, assim você poderá ficar de olho e não cometer o erro de espalhar mais ignorância e violência (sim, conta como violência, mesmo que seja simbólica).

❎ inveja branca (apenas reforça que branco é bom e preto é ruim)

❎ criado-mudo

❎ cor do pecado

❎ cabelo ruim (de bombril, pixaim, de palha de aço...)

❎ meia tigela

❎ não sou tuas negas

❎ denegrir

❎ a coisa tá preta

❎ serviço de preto

❎ ter um pé na cozinha

❎ doméstica

❎ preto de alma branca

❎ magia negra (ovelha negra, lista negra... qualquer expressão que atribua negro a algo ruim)

❎ mulata

EXTRA

☑️ Você não precisa embranquecer um personagem preto. Não precisa chamar de "moreno" (moreno vem de cor do cabelo. moreno, loiro, ruivo...). Preto não é uma palavra má. Dizer que elu tem uma "beleza exótica" também contribui para o racismo, porque indiretamente você está dizendo que se não está nos padrões branco é incomum.

☑️ Sobre qual é o correto "negro" ou "preto", pesquisei sobre isso e acabei vendo que não há consenso, principalmente graças há um tempinho atrás, quando o assunto entrou em pauta. Várias pessoas usam negro (querendo ressignificar a palavra), mas atualmente preto está sendo mais usado. Pesquise por conta própria e use o que achar mais adequado, apenas não fique na ignorância 🖤

Como sempre, tentei ser breve. Mas se você tem interesse em saber sobre o significado de cada palavra citada, incentivo você a procurar e se informar.

 Mas se você tem interesse em saber sobre o significado de cada palavra citada, incentivo você a procurar e se informar

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.
dicas da yas 🗯️Onde as histórias ganham vida. Descobre agora