a grama do vizinho não importa | não se compare!

298 13 1
                                    

Para todos que fazem
comparações desnecessárias
sobre si

Ninguém nasce sabendo como escrever, como fazer um bom trabalho. Se aprende. Se pratica. Se começa do zero. Todo mundo começou do zero quando se trata da escrita. Mesmo com fanfics, você pode usar um personagem já existente, mas o que torna tudo especial é o rumo que VOCÊ dá a ele. É a sua versão da história. É a sua vez de contá-la. E pode ser épica!

Um problema constante na nossa sociedade é a busca por perfeição — uma perfeição que está no outro, nunca em nós. Uma perfeição que parece impossível de ser alcançada. E às vezes é mesmo.

Mas realmente importa se o outro é perfeito? Importa tanto assim se a obra dele é melhor que a sua? E quem decidiu que é? Os números de visualizações? Os comentários? Ele? Você?

Sua insegurança querendo te colocar para baixo?

O que define a perfeição, afinal? Aposto que você pode fazer uma lista na sua cabeça agora mesmo e aplicar em uma obra sua, mas certamente algo ficará faltando. Se a comparação não for para aperfeiçoamento e te afetar negativamente, ela não deve ser feita. Do contrário, só serve para machucar.

"Ah, mas meu rascunho parece tão sem graça comparado a minha fanfic favorita do mesmo universo..."

Tem um ditado que diz "não compare o palco principal dos outros com o seu bastidor" e eu absolutamente o amo. Do que adianta comparar uma obra revisada e editada, talvez até relançada, com seu rascunho? Não escreva pensando em como a fanfic do Batman de fulana é melhor ou o original de terror de fulano é melhor. O que você está escrevendo pode terminar sendo sua melhor obra... E que injusto com ela que você a trate assim, certo?

E se nada disso ajudar, lembre-se das sábias palavras de MC Marcinho:

Nem melhor, nem pior.
Apenas diferente.

dicas da yas 🗯️Onde as histórias ganham vida. Descobre agora