ortografia #8

380 33 0
                                    

ACENTO AGUDO = é representado por um traço voltado para a direita

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

ACENTO AGUDO = é representado por um traço voltado para a direita. É colocado sobre as vogais indicando que a sílaba onde ele está é tônica (tem o som mais forte). O acento agudo faz com que a vogal seja pronunciada de forma aberta. Exemplos: maré, jacaré, tórax, célebre.

"— A maré está subindo! — um dos tripulantes avisa a Caspian."

TIL = o til é representado por um traço sinuoso (um “S” deitado). Ele torna nasal o som das letras A e O. Exemplos: canhão, interpõe, barão, constituição, leões.

"— O Barão Sangrento está muito irritado ultimamente. O que os sonserinos andam aprontando?"

ACENTO CIRCUNFLEXO = é representado pelo famoso “chapéu” em cima das vogais A, O e E. O acento circunflexo indica que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada. Exemplos: judô, bônus, ângulo, acadêmico.

"— Faça ele ganhar um bônus por sua competência — Quatro manda."

ACENTO GRAVE = o acento grave é semelhante ao agudo, só que virado para o lado esquerdo. Ele indica a ocorrência de crase.  Exemplos : à, às, àquele, àquilo.

"— Vou à praia — avisa rapidamente Percy, saindo correndo do chalé."

"

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.
dicas da yas 🗯️Onde as histórias ganham vida. Descobre agora