[91]

102 9 0
                                    


Não quero olhar para Caleb, para avaliar quanto ou quão pouco ele chora por ela. E não quero pensar em como Tris morreu por um cobarde miserável, em como ele não valia a vida dela.

Apesar disso, olho-o, pensando se poderei conseguir ver um pouco de Tris no seu rosto, esfomeado por ela, apesar de saber que nunca mais voltará.

O cabelo de Caleb está sujo e despenteado, os seus olhos verdes injetados de sangue, a sua boca contorce-se numa careta. Não se parece com ela.

— Não quero incomodar-te — diz ele. — Mas tenho algo para te dizer. Algo... que ela me pediu para te dizer antes de...

— Então, desembucha — atiro, antes que Caleb tente terminar a frase.

— A Tris pediu-me que, se não sobrevivesse, eu te dissesse que... — Caleb engasga-se e, a seguir, endireita-se, lutando contra as lágrimas. — Que ela não queria deixar-te.

Devia sentir algo ao ouvir as suas últimas palavras para mim, não é? Não sinto nada. Sinto-me ainda mais separado de tudo.

— Sim? — digo agressivamente. — E então porque me deixou? Porque não te deixou morrer a ti?

— Achas que não faço essa pergunta a mim mesmo? — interroga Caleb. — Ela amava-me. O suficiente para me apontar uma arma para poder morrer por mim. Não faço ideia porquê, mas foi assim que se passou.

Caleb vai-se embora sem me dar oportunidade para responder, e provavelmente é melhor assim, porque não consigo pensar em nada para dizer que iguale a minha raiva. Pestanejo para afastar as minhas lágrimas e sento-me no chão, mesmo no meio do átrio.

Sei porque Tris queria dizer-me que não era sua intenção deixar-me. Queria que eu soubesse que isto não era uma repetição do quartel-general dos Eruditos, não era uma mentira contada para me mandar dormir enquanto ela caminhava para a própria morte, não era um sacrifício desnecessário.

Esfrego os olhos com a base das palmas das mãos como se pudesse fazer empurrar as lágrimas para dentro do crânio. Nada de chorar, censuro-me. Se deixar escapar um pouco de emoção que seja, ela vai querer sair toda e nunca mais vai terminar.

Tobias, in Convergente

Frases de Divergente 🔥Where stories live. Discover now