A história continua

2 0 0
                                    

1608 - esse é o ano da fundação da cidade de Québec e, podemos dizer, do início da história do Canadá. É claro, como escrevi no capítulo 1, esse é apenas o início da colonização europeia. Outros povos estiveram (e ainda estão) no Canadá muito antes dos europeus.

Muita coisa aconteceu de 1608 pra cá. Québec teve um desarranjo populacional (choviam homens), daí vem as Filles du Roy. Após isso, os ingleses fazem sua primeira conquista de Québec nas mãos dos irmãos Kirke. Québec volta às mãos dos franceses e finalmente cai em 1759 na famosa Batalha das Planícies de Abraão (Bataille des Plaines d'Abraham), também conhecida como Guerra de Québec.

Sem contar que, depois, temos a expansão das fronteiras, invasão dos Estados Unidos da América, Revolta dos Patriotas, nova expansão, unificação de províncias, desunificação, Ato da União e finalmente a formação do país do Canadá. Mas não para por aí... O Canadá entre nas duas guerras mundiais, enfrenta problemas econômicos e sociais. Há a perseguição religiosa e política, principalmente na província de Québec nos tempos de Duplessis. E novamente o medo da separação. Québec tenta se separar duas vezes do resto do Canadá nos anos 1900!

Quer entender todos esses problemas? Quer entender a sociedade Canadense? Quer entender os Québecois? Fica ligado no canal Québec em Foco no YouTube e no site quebecemfoco.com. Se você gostou desse livro, por favor, comente, dê "estrelinhas", dê sugestões... Estou preparando os novos e velhos capítulos dessa história para um livro mais completo. Conto com você para críticas, elogios e incentivos. Obrigado por ler até aqui!

Uma introdução à História do Canadá e do QuébecOnde as histórias ganham vida. Descobre agora