A ARTE DE VIVER

3 0 0
                                    

A arte de viver está nas pequenas coisas, nos hábitos rotineiros do dia a dia, na função simples que lhe foi destinada perante o mundo, no exercício da humanidade, sempre sabendo que é apenas parte de um todo e que aqueles que caminham ao seu redor, não são estranhos, mas irmãos de peregrinação nessa vida.
A arte de viver está na contemplação da vida, de desenvolver um olhar positivo para situações adversas.
A arte de viver está em amar, sem querer nada em troca, simplesmente para carregar este sentimento divino e sentir que mesmo que por uma ínfimo instante a sensação de ser parte do Altíssimo, na qualidade de ser imagem e semelhança de Deus.
Caminhar na escuridão com coragem, mas sem tentar o Criador pela ousada soberba. Rir de seus próprios defeitos, sabendo que é humano, passível de erros e lembrando que não é muito diferente daqueles que o cercam, mesmo que pareça absurdo.
A arte de viver está em chorar sozinho, ou com um companheiro pelo seu sofrimento, contudo lembrando que nem todas as lágrimas que existem são de tristezas.
A arte de viver está em sugar ao máximo possível os momentos bons na companhia de amigos queridos e familiares ou na intimidade da pessoa amada, nos cenários paradisíacos naturais e na adoração sincera a Deus, quando o Espírito Santo nos toma de tal forma que lágrimas descem pelo rosto, pois ali sabemos que mesmo sendo indignos perante Ele, Ele nos ama incondicionalmente. Momentos como esses são ímpares e servem para serem marcantes.
A arte de viver está em observar a natureza, os ciclos da vida, como a força descontrolada da juventude e porque não o vigor medido pela sabedoria da velhice, quando os movimentos lentos precisam ser precisos, pois a mente sábia entende que esforços são necessários para continuar a roda da vida, todavia os passos já são vacilantes.
A arte de viver é uma arte e como toda arte, precisa-se de talento, concentração, exercício constante, uma medida de seriedade e outra de alegria, também amor, razão, persistência, jogo de cintura e um alto grau fé. Sim, para ser um bom artista na arte de viver, é necessário uma boa dose de fé, essa é a força motriz da nossa caminhada, porque mesmo sabendo que com todo esforço empregado na vida, no fim, encontraremos a morte.
Seja um bom artista, aprenda que tempestades são necessárias para lavar a alma, desertos para secar, oasis para descansar e a caminhada para prosseguir, tenha fé e sempre siga em frente.

Jbbrown

Café, poesias e crônicasWhere stories live. Discover now