capitulo 48 -SENTENÇAS ÉTICAS PYTHAGOREAS DE STOBÆUS

12 0 0
                                    

SENTENÇAS ÉTICAS PYTHAGOREAS DE STOBÆUS

1. Nem pense em fazer o que não deve ser feito.

2. Escolha antes ser forte na alma do que no corpo.

3. Seja persuadido de que coisas de natureza laboriosa contribuem mais do que prazeres para a virtude.

4. Toda paixão da alma é mais hostil à sua salvação.

5. É difícil andar em um e ao mesmo tempo muitos caminhos da vida.p. 46

6. Pitágoras disse que é necessário escolher a vida mais excelente; para o costume tornará agradável. A riqueza é uma âncora enferma, a glória ainda é mais débil; e de maneira semelhante, o corpo, domínio e honra. Pois todos estes são imbecis e impotentes. O que então são âncoras poderosas? Prudência, magnanimidade, fortaleza. Essas tempestades não podem tremer. Esta é a Lei de Deus, que a virtude é a única coisa forte; e que tudo mais é uma ninharia.

7. Todas as partes da vida humana, da mesma maneira que as de uma estátua, devem ser belas.

8. Incenso deve ser dado aos Deuses, mas louvor aos bons homens.

9. É necessário defender aqueles que são injustamente acusados ​​de terem agido de forma injuriosa, mas de louvar aqueles que se destacam em certo bem.

10. Nem o cavalo será considerado generoso, isto é, suntuosamente adornado, mas o cavalo cuja natureza é ilustre; nem é o homem digno que possui grande riqueza, mas aquele cuja alma é generosa.

11. Quando o homem sábio abre a boca, as belezas de sua alma se apresentamp. 47para a vista, como as estátuas de um templo

12. Lembre-se de que todos os homens afirmam que a sabedoria é o maior bem, mas há poucos que se esforçam para obter esse bem maior.

13. Esteja sóbrio e lembre-se de estar disposto a acreditar; porque estes são os nervos da sabedoria.

14. É melhor viver deitado na grama, confiando na Divindade e em si mesmo, do que deitar-se numa cama de ouro com perturbação.

15. Você não estará em falta de nada, o que é o poder da fortuna de dar e tirar. 1

16. Desprezar todas as coisas que, quando liberadas do corpo, você não desejará; invoque os deuses para se tornarem seus ajudantes.

17. Nem é possível esconder o fogo em uma roupa, nem um desvio base da retidão no tempo.

18. O vento realmente aumenta o fogo, mas o amor personalizado.

19. Somente aqueles são queridos para a Divindade que são hostis à injustiça.p. 48

20. Aquelas coisas que o corpo necessariamente requer, são facilmente obtidas por todos os homens, sem trabalho e molestamento; mas aquelas coisas para as quais o trabalho e o abuso sexual são necessários, são objetos de desejo, não para o corpo, mas para a opinião depravada.

21. Do desejo também, ele (Pitágoras) disse o seguinte: - Esta paixão é vária, trabalhosa e muito multiforme. De desejos, no entanto, alguns são adquiridos e adventícios, mas outros são conotativos. Mas ele definiu o próprio desejo como sendo uma certa tendência e impulso da alma, e um apetite de uma plenitude ou presença de sentido, ou um vazio e ausência dele, e de não percepção. Ele também disse que há três espécies mais conhecidas de desejo errôneo e depravado, o indecoroso, o incomensurável e o inestimável. Pois o desejo é imediatamente indecoro, problemático e não liberal, ou não é absolutamente assim, mas é mais veemente e duradouro do que é adequado. Ou, em terceiro lugar, é impelida quando não é adequada e para objetos aos quais não deve tender.

COMO ADORAR OS DEUSES GREGOS (HELLENISMO)Where stories live. Discover now