capitulo 34 - Ritual de Consagração de Objetos Devocionais

35 0 0
                                    


Cerimônia Maior de Consagração de Ferramenta

Η Μείζων Εργαλείο Τελετε (He Meízon Ergalío Teletê)- Cerimônia Maior de Consagração de Ferramenta -- por Alexandra Nikaios -

Este é um ritual de consagração moderadamente complexo para usar quando o objeto precisa de purificação extensa (por ter sofrido miasma) ou de um carregamento extraordinário de poder (como no caso de algo que será usado com muita frequência ou que será utilizado em um rito de passagem). Em geral, ele é adaptável, e seu efeito pode ser aumentado ao ser escolhido um dia mais propício para sua realização, de acordo com a finalidade/situação em questão.I.

 Material necessário (verifique os procedimentos no caso de dúvidas)

* Sal ou ervas aromáticas

* Água lustral ou azeite extra-virgem ou óleo de mirra (ou de canela ou de lírios

)* Incenso (olíbano, mirra, resina de pinheiro, benjoim, sálvia, ou da deidade correspondente)

* Vela ou outro fogo de altar

* Ramos de videira ou de oliveira

 * Ramo de louro para a aspersãoII.

 Procedimentos

A. Preparação

B. Consagração - Kathierosis (καθιέρωσης)

C. Empsicose - Empsukhosis (ἐμψύχωσις)

IMAGINE A ENERGIA NEGATIVA SAINDO DO OBJETO

A. Preparação* PessoalTome banho, vista uma roupa limpa. Faça um ritual de purificação em você ou pelo menos esteja em abstinência de sexo, carne, comida crua e bebida alcoólica no dia. [PGM IV, 26 e 52]

* Ferramenta- O objeto é confeccionado antes da consagração; se for entalhada com símbolos, isso já é para ter sido feito. Caso acrescente novos traços depois, prepare água lustral ou azeite passado na chama do fogo de Héstia e unte o desenho com ela/e.

B. Consagração - kathierosis (καθιέρωσης)O propósito do Kathierosis (kat = separar, hiero = sagrado) é purificar o objeto para seu propósito devocional (dedicá-lo ao serviço sagrado), imergindo-o em substâncias que representem os elementos. 

1. Prepare o altar com o material necessário e as imagens/símbolos das deidades. (Os deuses das ferramentas são Atena e Hefesto, mas você pode incluir os deuses referentes a cada objeto, como Apolo para um instrumento musical, Ares para uma arma branca, Hera para uma aliança de compromisso etc.)

2. Tenha as ferramentas a serem consagradas em cima ou perto do altar.

3. Acenda e consagre a vela a Héstia. (Isto se faz recitando um hino homérico a Héstia com a mão sobre a chama, de preferência em grego.)

4. Transforme a água em água lustral (khernips). (Isto se faz com um ramo aceso na chama da vela consagrada, que é encostado na água ao se dizer 'Kherniptomai – que esta água seja purificada pelo fogo sagrado'.)

5. Acenda o incenso junto aos ramos de oliveira ou videira.

6. Para cada objeto, repita o seguinte procedimento: 

a) Passe a ferramenta através ou sobre as chamas do altar, dizendo:"As ardentes chamas queimam fora tudo o que é impuro.Que, em nome de Zeus, tu sejas purificada/o pelo Fogo!" 

 b) Segure-a na fumaça do incenso e diga:"As brisas olimpianas sopram longe toda a mancha.Que, em nome de Hera, tu sejas purificada/o pelo Ar!" 

COMO ADORAR OS DEUSES GREGOS (HELLENISMO)Onde histórias criam vida. Descubra agora