#BÔNUS[Filosofia grega] capitulo 44 - AS FRASES DE PYTHAGOREAN DE DEMOPHILUS

15 0 0
                                    


1. Solicitar não da Divindade coisas como, quando obtidas, você não pode preservar; porque nenhum dom da Divindade pode ser tirado; e, a esse respeito, ele não confere aquilo que você não pode reter.

2. Seja vigilante em sua parte intelectual; porque o sono sobre isso tem afinidade com a morte real.p. 30

3. A divindade envia o mal aos homens, não como sendo influenciados pela raiva, mas por causa da purificação; pois a ira é estranha à Divindade, uma vez que ela surge de circunstâncias que ocorrem ao contrário da vontade; mas nada contrário à vontade pode acontecer a um deus.

4. Quando você deliberar se deve ou não ferir outro, você sofrerá o mal que você pretende cometer. Mas nem você deve esperar algum bem do mal; pois as maneiras de todos são correspondentes à sua vida e ações. Toda alma também é um repositório, aquilo que é bom, das coisas boas, daquilo que é mau, das coisas depravadas.

5. Após uma longa consulta, envolva-se em falar ou agir; pois você não tem a capacidade de lembrar suas palavras ou ações.

6. A Divindade não estima principalmente a língua, mas os atos dos sábios; para um homem sábio, mesmo quando ele está em silêncio, honra a Divindade.

7. Um homem loquaz e ignorante, tanto em oração quanto em sacrifício, contamina a natureza divina. O homem sábio, portanto, ép. 31sozinho um padre, é só um amigo da Divindade e só sabe rezar.

8. O homem sábio sendo enviado para cá nu, deve nu invocá-lo por quem ele foi enviado; pois somente ele é ouvido pela Divindade, que não é sobrecarregada com preocupações estrangeiras

.9. É impossível receber da Divindade qualquer dom maior que a virtude. 1

10. Dons e vítimas não conferem honra à Divindade, nem são adornados com oferendas suspensas nos templos; mas uma alma divinamente inspirada solidariamente nos une à Divindade; pois é necessário que se aproxime de gostar.

11. É mais doloroso ser subserviente às paixões do que aos tiranos.

12. É melhor conversar mais consigo mesmo do que os outros.

13. Se você é sempre cuidadoso ao lembrar que em qualquer lugar, quer sua alma ou corpo realiza qualquer ação, a Divindade está presente como um inspetor de sua conduta; em todas as suas palavras e ações, você vai venerar a presença de um inspetor de quem nada pode ser escondido, e vai, aop. 32mesmo tempo, possua a Divindade como um parceiro íntimo.

14. Acredite que você está furioso e insano na medida em que você é ignorante de si mesmo.

15. É necessário procurar por aquelas esposas e filhos que permanecerão depois de uma libertação da vida presente.

16. O filósofo auto-suficiente e necessitado vive uma vida verdadeiramente semelhante à Divindade, e considera a não posse de bens externos e desnecessários como a maior riqueza. Pois a aquisição de riquezas às vezes inflama o desejo; mas não agir de maneira injusta é suficiente para o desfrute de uma vida abençoada.

17. Bens verdadeiros nunca são produzidos por hábitos indolentes.

18. Estima-se que ser eminentemente bom, o que, comunicado a outro, será aumentado para si mesmo. 1

19. Considere aqueles eminentemente seus amigos, que auxiliam sua alma em vez de seu corpo.

20. Considere tanto o louvor e a reprovação de toda pessoa tola como ridículos,p. 33e toda a vida de um homem ignorante como uma desgraça.

21. Empenhe-se para que seus familiares possam reverenciar em vez de temê-lo; pois o amor assiste à reverência, mas odeia o medo.

22. Os sacrifícios dos tolos são o alimento do fogo; mas as oferendas que eles suspendem nos templos são o suprimento do sacrilégio.

23. Entenda que nenhuma dissimulação pode ser ocultada por muito tempo.

24. O homem injusto sofre um mal maior enquanto sua alma é atormentada com uma consciência de culpa, do que quando seu corpo é açoitado com chicotes.

25. De maneira alguma é seguro discorrer sobre a Divindade com homens de falsas opiniões; pois o perigo é igualmente grande em falar a coisas como essas, falaciosas ou verdadeiras.

26. Por toda parte usando a razão como seu guia, você evitará a prática de crimes.

27. Por ser problemático para os outros, você não vai escapar facilmente do abuso sexual.

28. Considere que tão grande erudição, através do qual você é capaz de suportar a falta de erudição, no ignorante.p. 34

29. Aquele que é depravado não escuta a lei divina e, por causa disso, vive sem lei.

30. Um homem justo, que é um estranho, não é apenas superior a um cidadão, mas é ainda mais excelente do que uma relação.

31. Como muitas paixões da alma, tantos déspotas ferozes e selvagens.

32. Ninguém é livre que não tenha obtido o império de si mesmo.

33. O trabalho, junto com a continência, precede a aquisição de todo bem.

34. Seja persuadido de que essas coisas não são suas riquezas que você não possui na penetração dos poderes de raciocínio.

35. Faça aquilo que julga ser belo e honesto, embora não deva receber glória da apresentação; pois o vulgar é um juiz depravado de belas obras.

36. Faça julgamento de um homem, em vez de seus feitos, do que de seus discursos; porque muitos vivem mal e falam bem.

37. Realize grandes coisas, ao mesmo tempo prometendo nada de bom.

38. Desde que as raízes de nossa natureza são estabelecidas na Divindade, da qual também nósp. 35são produzidos, devemos tenazmente aderir à nossa raiz; também para córregos de água e outros descendentes da terra, quando suas raízes são cortadas, ficam podres e secos.

39. A força da alma é a temperança; porque esta é a luz de uma alma desprovida de paixões; mas é muito melhor morrer do que escurecer a alma pela intemperança do corpo.

40. Você não pode facilmente denominar aquele homem feliz que depende de seus amigos ou filhos, ou de qualquer natureza passageira e caída; porque todos estes são instáveis ​​e incertos; mas depender de si mesmo e da Divindade é só estável e firme.

41. Ele é um homem sábio e amado da Divindade, que estuda como trabalhar pelo bem de sua alma, tanto quanto os outros trabalham pelo bem do corpo.

42. Entregue todas as coisas à sua natureza afim e governante, exceto a liberdade.

43. Aprendam a produzir filhos eternos, que não supram as necessidades do corpo na velhice, mas que alimentem a alma com alimento perpétuo.

44, é impossível que a mesma pessoa possa ser amante do prazer, amante do corpo, amante das riquezas e amante da Divindade . Para um amante do prazer é também um amante do corpo; mas um amante do corpo é inteiramente um amante das riquezas; Um amante das riquezas é necessariamente injusto; e o injusto é necessariamente profano em relação à Divindade e sem lei em relação aos homens. Portanto, embora ele deva sacrificar as hecatombes, ele é apenas mais ímpio, ateísta e sacrílego, com respeito às suas intenções: e, por isso, é necessário evitar todo amante do prazer como uma pessoa ateu e poluída. .

45. A Divindade não tem um lugar na terra mais aliado à sua natureza do que uma alma pura e santa.

COMO ADORAR OS DEUSES GREGOS (HELLENISMO)Where stories live. Discover now