Capítulo 31 - Weenny: Surpresa

260 169 347
                                    


Aula Tema: Shádi, cerimônias e rituais.

- Vamos prosseguir então com o terceiro dia do shádi. O ritual tilak representa a aceitação do Dulhan pela família da Dulhana, os homens da família da Dulhana irão até o Dulhan e farão uma marca na testa dele com o tilak demonstrando que o aceitam e o recebem como membro de sua família. Ao mesmo tempo, as mulheres casadas pegarão o mehendi ou henna indiana e farão uma marca, na verdade um pequeno ponto nas mãos da Dulhana como sinal de boa sorte para o casamento. Logo em seguida virá a cerimônia Dastoor que é o momento ideal para a entrega de presentes de casamento dos convidados para os noivos, vocês padrinhos devem orientar os convidados para que usem esse momento para entregar os presentes.

Da forma como o Guru explica todos nós conseguimos assimilar com tranquilidade as informações. Vendo que nenhum de nós tinha nada a dizer ele continua.

- Logo após o almoço ocorrerá a cerimônia Sakhar puda ou Chunni que é o pedido formal de casamento e a oficialização do compromisso. Os pais dos noivos devem fazer o pedido e se comprometer dando os filhos em casamento. Os pais do Dulhan darão presentes significativos a futura nora, são eles, um sari que é o símbolo da aceitação da Dulhana pela família do Dulhan, a cor do sari deve ser vermelha para simbolizar que recebem a Dulhana como a própria deusa Lakshmi, pulseiras que simbolizam o compromisso de noivado e um sakhar puda ou pacote de açúcar, que simboliza o desejo da propagação da doçura na vida de ambas as famílias. A Dulhana mais uma vez não participa da cerimônia e será representada por seu pai, ao fim dessa celebração, os presentes são levados até a Dulhana por seu pai, madrinhas e sacerdotes para ouvirem a sua resposta.

As meninas parecem estar mais conformadas com a minha ausência em algumas cerimônias, nesta especialmente, já que o Guru diz que eu terei chance de responder se desejo ou não me casar.

- As madrinhas normalmente festejam a resposta afirmativa da Dulhana e correm para contar a todos, enquanto isso a Dulhana irá ao encontro das famílias e convidados para concluir a cerimônia. Começará o Wang nischay que é a cerimônia do noivado, os noivos serão levados ao mandap, a mãe do Dulhan posiciona o pallu sobre a cabeça da Dulhana demonstrando o apreço por sua nora, os noivos trocarão as alianças de noivado e o Dulhan aplicará o tilak na testa da Dulhana. Os pais darão doces na boca dos noivos como forma de congratulação e também darão presentes em dinheiro.

- Guru, todos os mandaps são iguais? - Melissa apresenta sua dúvida.

- Vamos começar recordando o que é um Mandap. É a cadeira decorada especialmente para os noivos, existem vários modelos, mas vocês sempre verão duas cadeiras bem decoradas como se fossem tronos. O modelo mais tradicional é também o mais bonito e usado durante as celebrações de casamento porque há espaço suficiente para os noivos, seus pais e os sacerdotes, costuma ter uma tenda superior, pilares decorados e cadeiras ou bancos, além do espaço reservado para o agni.

Todos acenam com a cabeça, mostrando que entendem a explicação.

- Logo após o wang nischay ocorrerá o kuladevta pujan, como o nome já diz é uma puja direcionada pelos pais dos noivos com a finalidade de clamar por todas as dezesseis benevolências para o shádi de seus filhos. São elas: Casa, cônjuge, filhos, mãe, alimento, água, terra, riqueza, instrução, mente clara, inteligência, moral, força, ouro, recursos e prazer.

Escolhas Do Coração - A DecisãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora