Capítulo 25 - Weenny: As Aulas com o Guru

300 178 516
                                    

Guru sorri ao ver que todos estão interessados em aprender e mostra uma figura do deus Brahma e as divisões em castas, aponta e vai fazendo a sua explicação.

- Há muito tempo o povo indiano está dividido por castas, é uma classificação que foi dada de acordo com a atividade, finanças e tipo de trabalho do povo. Os hindus ensinam que essas castas nasceram através de Brahma. Da cabeça de Brahma veio a mais alta casta, os Brâmanes que somos nós os sacerdotes, os filósofos ou professores, autoridades intelectuais e espirituais. Dos braços de Brahma vieram os Xátrias que são os guerreiros ou governantes. Das pernas de Brahma nasceram os Vaixás que são os administradores de todas as formas, tais como comerciantes ou agricultores. Dos pés de Brahma nasceram os Sudras que são os trabalhadores braçais, tais como servos, empregados domésticos e operários. Da poeira debaixo dos pés de Brahma vieram os Párias ou Dalits, que são as pessoas sem casta, intocáveis e impuras, não nasceram de Brahma, essas pessoas são proibidas de entrar nos templos e devem retirar-se da presença das pessoas das outras castas, nem mesmo a sombra dos Párias pode tocar a sombra das pessoas das outras castas. São responsáveis por trabalhos que são considerados imundos, tais como limpar os esgotos, recolher lixo, manipular cadáveres. Os casamentos devem ser realizados apenas entre pessoas da mesma casta, as castas nunca devem ser misturadas. - Guru continua a sua aula.

Meus amigos ficam horrorizados durante a descrição sobre os Párias e se agitam.

- Essa divisão me parece injusta. Estou imaginando o preconceito que os que não tem casta sofrem. - Mayara questiona.

- Como vivem essas pessoas? Como reconhecer quem são elas? - Tatiane pergunta.

- Guru, o Senhor disse que os Párias são intocáveis, e se alguém tocá-los por engano? - Iara pergunta.

O casamentos devem acontecer entre pessoas da mesma casta, o que estamos fazendo? Isso está errado, nosso casamento pode ser uma vergonha não apenas para Eros, mas para toda a sua família.

- Os párias vivem à margem da sociedade, são bem pobres, mas fazem o trabalho que nasceram para fazer e recebem por isso. Normalmente andam sujos por conta do trabalho que fazem, e não usam joias porque não ganham o suficiente para comprar. Quando entram em uma casa que é de outra casta para fazer um serviço, todos os membros da família se escondem e chamam rapidamente um sacerdote para purificar tudo novamente. Quando uma pessoa toca em um pária por engano também recorre aos templos e sacerdotes para que sejam purificadas.

A expressão de todos ainda é de choque e tristeza com tamanha diferença social.

- No caso do Imperador qual é a casta? - Ricardo pergunta.

- O Imperador é Xátria. Mas o Príncipe herdeiro foi criado entre brâmanes para seu aprendizado, mesmo sendo Xátria. O Príncipe nasceu na província de Rajput, é de onde saem os mais bravos guerreiros indianos, deverá provar em algum momento que é o melhor guerreiro do império.

O meu Eros!

- Guru, por que o Príncipe deverá provar que é o melhor guerreiro? Se ele já é da casta dos guerreiros. - Carol questiona.

- Lhes contarei a história do Império e do Principe sucessor outro dia, vão descansar agora. - Guru diz, nos dispensando.

Nós o cumprimentamos e saímos. Essa primeira aula é suficientemente complexa e cheia de informações, mas o Guru tem uma didática maravilhosa.

Escolhas Do Coração - A DecisãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora