Recado de fim de ano!

144 55 31
                                    

Sem resenha nessa semana, mas com recadinho (rs).

O ano de 2018 está terminando e, sem dúvida, uma das melhores coisas que me aconteceu nele foi a criação do projeto "1001 Resenhas". Foi por meio desse projeto que conheci vocês e pude entender melhor essa maravilhosa ferramenta que é o Wattpad. Uma rede social com muitos problemas, mas, ainda assim, muito importante para nós escritores amadores.

Minha relação com geração de conteúdo para internet começou com podcast. Tinha, junto com dois amigos, um podcast semanal sobre cinema. Como já falei aqui algumas vezes, minha arte sempre foi a sétima. Passei anos estudando por conta própria, me apaixonando mais e mais por ela. No entanto, assim que esse podcast acabou, passei um tempo participando de um outro, onde falávamos de literatura. Nessa época eu ainda não tinha ideia de que escreveria um livro.

Por que eu estou contando tudo isso? Porque nesse meio do podcast literário havia, sim, muito preconceito em relação ao Wattpad. Tida muitas vezes como uma rede social para adolescentes, com livros rasos, cheios de erros ortográficos, que buscam desesperadamente chamar a atenção dos leitores.

Por conta disso, eu pensei muito se deveria lançar meu livro nesse tal Wattpad. Lembro de refletir profundamente sobre isso, pesando os prós e os contras, e a única conclusão que eu pude chegar foi que eu tinha, antes de qualquer julgamento, conhecer melhor a ferramenta. E foi o que eu fiz.

Descobri que, sim, há inúmeros adolescentes aqui e que, muitos, estão em busca do sucesso fácil, instantâneo. Mas aí eu te pergunto: é só no Wattpad que isso acontece? São só os adolescentes que sofrem pela falta de atenção? Pela ansiedade? Obviamente que não. E, não podemos ignorar, que são esses escritores e leitores que formam também essa rede social, que geram engajamento, leitura, etc.

O Wattpad é apenas um resumo do que é o mercado editorial e do que é público leitor no Brasil em si. Se não estamos dispostos a lidar com isso, talvez não estejamos prontos ainda para lançar nossos livros.

Mas isso tudo é tão pequeno perto de tudo que descobri nesse lugar...

A verdade é que aqui, queiram os críticos ou não, há pessoas apaixonadas por leitura. E, seja ela qual for, isso é algo raro ainda no Brasil. Ver uma menina ou um menino de 12 ou 13 anos se propondo a escrever uma história, a expô-la numa rede social para tantos leitores, é de se admirar a coragem, a entrega. Cobram desses mesmos jovens equilíbrio emocional para lidar com a rejeição, com a ansiedade, com a insegurança, mas quem na idade deles lidava bem com isso? Imagina então quando, em meio a todo esse caos emocional, há uma paixão envolvida?

Deveríamos ser menos críticos, mais generosos.

Hoje, quase quatro meses depois de entrar no Wattpad, eu só posso agradecer a tudo que experimentei aqui. Eu ganhei muito mais com o projeto "1001 Resenhas" do que ofereci. Conheci amigos especiais, pessoas que nutrem um amor pela escrita que eu mesmo não vejo em mim. Que estão tão abertos para o aprendizado, para a evolução pessoal e profissional, tão generosos em ensinar, em ajudar, que eu me pego emocionado muitas vezes com as postagens que leio em nosso grupo.

Todo o carinho que recebo de vocês, cada elogio, cada comentário e voto, cada "up" no Facebook, me faz ter a certeza de que o 1001 Resenhas foi um presente que eu recebi esse ano, e de que não há um lugar melhor para eu lançar meu primeiro livro.

Só tenho a agradecer a vocês. A tudo mesmo! E desejo que vocês tenham um maravilhoso fim de ano e que 2019 traga muito aprendizado a todos nós e (por que não?) alguns sonhos realizados também.

Não esqueçam que a literatura é arte e a arte nos engrandece, nos torna pessoas melhores. Escrever é muito difícil, penoso muitas vezes, e só com paixão e coragem que se evoluiu, que se opta a se arriscar no mundo doido das palavras.

Respeitem a vocês mesmo, à escolha que fizeram, e comemorem até mesmo as pequenas realizações do ano. Um feliz 2019 para todos! ;)

Obs.: devo voltar com as resenhas apenas em meados de janeiro. Viajarei e não conseguirei escrever. \o 

1001 Resenhas [Fechado]Onde as histórias ganham vida. Descobre agora