GÊNESIS CAPÍTULO 17- DEUS VÊ ALÉM DO OBVIO E FAZ ACONTECER O IMPROVÁVEL

204 11 0
                                    

Vários anos se passaram e o casal idoso lidava com preocupações com relação a sua família e as promessas de Deus sobre o futuro, eles sabiam o que estava envolvido, Deus tinha um propósito perfeito, no entanto Abraão não compreendia todas as coisas devido suas limitações humanas, ele precisava confiar e ter fé. Vamos ler o relato:

Quando Abrão era de noventa e nove anos de idade, apareceu-lhe Jeová e disse: Eu sou Deus Todo-poderoso; anda diante de mim, e sê perfeito.
Eu farei uma aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
Abrão prostrou-se com o rosto em terra, e falou Deus com ele:
Quanto a mim, a minha aliança é contigo, e serás pai de uma multidão de nações.
O teu nome não se chamará mais Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois te hei posto por pai de uma multidão de nações.
Far-te-ei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e de ti sairão reis.
Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua semente depois de ti nas suas gerações por uma aliança eterna, e para que eu seja o teu Deus e o da tua semente depois de ti.
Dar-te-ei a ti e à tua semente depois de ti a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua; e serei o seu Deus.
Disse mais Deus a Abraão: Quanto a ti, guardarás a minha aliança, tu e a tua semente depois de ti, nas suas gerações.
Esta é a aliança, que guardareis, entre mim e vós e a tua semente depois de ti: todo o macho dentre vós será circuncidado.
Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal duma aliança entre mim e vós.
O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo o macho nas vossas gerações, o escravo nascido em casa e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não é da tua linhagem.
Tem de ser circuncidado o escravo nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne por uma aliança eterna.
O incircunciso que não for circuncidado na carne do seu prepúcio, essa alma será cortada do seu povo; quebrou a minha aliança.
Disse Deus a Abraão: Quanto a Sarai, tua mulher, não lhe chamarás Sarai, mas Sara será o seu nome.
Abençoá-la-ei, e também dela te darei um filho: sim abençoá-la-ei, e virá ela a ser nações; reis de povos sairão dela.
Então se prostrou Abraão com o rosto em terra, riu-se e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? dará à luz Sara, que tem noventa anos.
Disse Abraão a Deus: Oxalá (Quem dera) que viva Ismael diante de ti.
Respondeu Deus: Com certeza Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque: com ele estabelecerei a minha aliança, por uma aliança eterna para a sua semente depois dele.
Quanto a Ismael, eu te hei ouvido: eis que o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.
A minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara dará à luz neste tempo determinado no ano vindouro.
Ao acabar de falar com Abraão, Deus retirou-se dele.
Abraão tomou a Ismael, seu filho, e a todos os escravos nascidos em sua casa e a todos os que tinham sido comprados por seu dinheiro, todo o macho entre os homens da casa de Abraão, e circuncidou a carne de seus prepúcios naquele mesmo dia como Deus lhe ordenara.
Tinha Abraão noventa e nove anos, quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio.
Ismael, seu filho, tinha treze anos, quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio.
No mesmo dia foi circuncidado Abraão e seu filho Ismael.
Todos os homens da sua casa, assim os escravos nascido nela, como os comprados por dinheiro ao estrangeiro, foram circuncidados com ele.
Gênesis 17:1 a 27

EXPLICAÇÕES :

O tempo de Deus agir e cumprir sua promessa chegou, para seu amigo idoso já parecia evidentemente, ser muito tarde;  entretanto, para Deus cujo o próprio nome escolhido Javé ou Jeová vem do verbo hebraico que significa "Aquele que (causa), faz acontecer", nada é impossível para Ele, embora como sabermos, tudo Ele pode, mas nem tudo lhe convém!

Outra evidência de que o propósito principal neste episódio era prover uma melhor linhagem que levaria até o Salvador Cristo, foi o pacto da circuncisão.
Hoje a Medicina sabe que este procedimento higiênico, evita enfermidades provocadas por vírus, fungos e bactérias. Procedimento este, também indicado em casos de fimose, pode ser feito na infância com tranquilidade, isso era especialmente indicado numa região com pouco acesso a água limpa.
Note que as orientações da parte de Deus em geral não eram cerimônias mirabolantes, envolviam coisas simples e eram sempre para o bem de Abraão e sua descendência.
Embora a primeira vista crítica isso parece desnecessário. Porém, no decorrer da história humana as orientações na bíblia se mostraram eficientes e eficazes diante das circunstâncias desafiadoras. Mesmo que as orientações de Deus não fossem inicialmente compreendidas, mesmo assim seguidas por lealdade, isso sempre resultava em benefícios.

Copta egípcio era a língua nativa fala por Hagar, essa língua era uma variante do idioma grego usado pela família descendente do filho mais velho de Noé Jafé. Por outro lado os egípcios eram descendentes de Cam e sempre tiveram uma relação achegada com a região Grega/Macedónia.

A atitude de Hagar fazer questão de ensinar uma língua nativa para sua família demonstra sua intenção de não seguir os ensinos e costumes de Abraão. Portanto, o povo árabe desenvolveu-se acreditando em um Deus supremo, porém, continuou a seguir também a religião politeísta de Hagar crendo na vida após a morte e na sua deificação tal qual a religião egípcia/suméria, tornando-se semelhante ao resto do mundo com relação a sua fé, misturando o verdadeiro com o falso, mitológico.

Ismael era o primogênito de Abraão, mas por meio da egípcia Hagar, o primogênito tinha o direito legal de assumir a chefia da família, entre outros direitos estava também tomar a dianteira na adoração, portanto era de suma importância que a pessoa escolhida para representar a família de Abraão fosse leal a Deus, pois estava em jogo a linhagem do salvador prometido em Gênesis 3:15.

Deus sabiamente preferiu realizar um grande milagre ao invés de confiar a linhagem do Cristo a controversa Hagar e seu filho Ismael.

Abraão tinha quase 100 anos e Sara 90, seus nomes foram mudados nesta ocasião, antes respectivamente seus nomes de nascença eram Abrão e Sarai, que passou a ser Abraão e Sara. Eles já estavam há muitos anos estéreis devido a idade avançada. Segundo a promessa Divina eles voltariam a ter as faculdades reprodutivas, e teriam um filho primogênito saudável com o auxílio Divino.

Não seria mais fácil escolher qualquer outra pessoa na terra e mudar o seu coração para ser obediente e servir a Deus, desse modo cumprir seu propósito?
Sim para Deus seria muito mais fácil tirar o direito de livre arbítrio de todos os homens e fazê-los servis como são os animais! Contudo, lembre-se da questão levantada no Édem do livre arbítrio, Deus respeita este direito das criaturas inteligentes, embora ele tenha poder para mudar a personalidade de quem quiser, ele prefere seguir as suas próprias leis e não burlar as regras. Ele quer que os seres inteligentes o sirvam por amor e afinidade, não por imposição, instinto ou simples obrigação. Então ele se atém a contornar as circunstâncias sem infringir as regras para cumprir seu propósito justo. Isso resultaria em bem eterno para a humanidade e para todos os que apoiam o lado amoroso de Deus governar todo o universo visível e o invisível.

Abraão compreenderia isso nos próximos anos, a medida que continuava obediente e se aproximando cada vez mais do Criador, ao ponto de se tornar seu amigo e seu porta-voz humano.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora