GÊNESIS CAPÍTULO 12- A PROMESSA DA SOLUÇÃO DEFINITIVA P HUMANIDADE

263 10 1
                                    

Abraão recebe a promessa de que o Cristo viria da sua descendência e por meio dele a humanidade seria abençoada. O capítulo 12 diz:

Ora disse Jeová a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai para a terra que te mostrarei;
farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Você se tornará uma bênção:
abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar; por meio de ti serão benditas todas as famílias da terra.
Partiu, pois, Abrão, como Jeová lhe ordenara, e foi com ele Ló; tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que tinham adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; saíram para ir à terra de Canaã; e lá chegaram.
Atravessou Abrão a terra até o lugar de Siquém, até o terebinto de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.
Apareceu Jeová a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. Ali edificou Abrão um altar a Jeová, que lhe aparecera.
Passando dali para o monte ao oriente de Betel, levantou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; ali edificou um altar a Jeová, e invocou o nome de Jeová.
Continuou Abrão o seu caminho, indo sempre para o Neguebe.
Havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra.
Quando ele estava quase a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora bem sei que és mulher formosa à vista.
Acontecerá que, quando os egípcios te virem, hão de dizer: Esta é a mulher dele, e me matarão a mim, mas a ti te guardarão em vida.
Dize, pois, que és minha irmã; para que me vá bem por tua causa, e para que viva a minha alma em atenção a ti.
Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era em extremo formosa.
Os príncipes de Faraó viram-na e gabaram-na diante de Faraó; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.
Ele tratou bem a Abrão por amor dela; e este veio a ter ovelhas, bois, jumentos, servos, servas, jumentas e camelos.
Mas feriu Jeová a Faraó e a sua casa com grandes pragas por causa de Sarai, mulher de Abrão.
Então chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que me fizeste? porque não me disseste que ela era tua mulher?
Porque disseste: É minha irmã? Assim a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis tua mulher; toma-a e vai-te.
Faraó deu ordens à sua gente a respeito dele, e o conduziram pelo caminho, a ele, sua mulher e tudo o que tinha.

Explicações :

Após algum tempo morando em Harã e tendo enterrado seu pai, Abraão recebe outra orientação com uma promessa segura, mais uma vez na história humana Deus assegura a vinda de um descendente, que agora viria por meio de Abraão, por meio deste toda a humanidade se beneficiária, tanto os vivos como os mortos.
Obedecer exigia várias implicações para Abraão e sua família, como poderiam deixar uma cidade próspera para se dirigir para uma terra inóspita num percurso perigoso, as pessoas não temiam a Deus e a maioria das pessoas imitavam Ninrode, sua mãe, religião e modo de viver da potência do sumérios, que desafiavam as orientações divinas e vida do próximo não era encarada com respeito. Além disso, ele já tinha 75 anos, qualquer promessa que ele pudesse usufruir, provavelmente não se cumpriria durante sua vida; ele não conseguiu ter nem um filho até agora, como poderia se tornar uma grande nação?
Abraão vislumbrou a possibilidade de um dia voltar a viver em um lugar perfeito, novamente governado por Deus e ficou feliz de poder dar uma pequena contribuição para cumprir o propósito original de Deus, levar a humanidade a uma vida perfeita e sustentável no planeta Terra.
Exercendo sua Fé, ele deixou de ser um respeitando cidadão para se tornar peregrino (nômade), os problemas foram aumentando, viver em tendas não eram tão confortável, para piorar uma grande seca causou fome em toda a região. O Egito com seu poderoso rio Nilo se tornou um refúgio para ele. Essa nação suméria tinha cidades muito semelhantes a cidade de Ur onde Abraão outrora morava, o Egito trocava comida por metais preciosos e se tornou uma potência naquele tempo. Já que as coisas não ia bem, Abraão ficou preocupado com sua esposa Sara, ela ainda era linda apesar da idade (lembre-se que a expectativa de vida na época era maior). Será que Abraão mentiu para se proteger ao dizer que Sara era sua irmã ao invés de sua esposa?
Não, ele não mentiu, nessa época ainda próximo ao dilúvio era comum o casamento com parentes, e Abraão se casou com uma prima-irmã da família de "Sem", então ele estaria falando a verdade se a apresenta-se como prima, esposa ou "irmã" (O mesmo ocorreu com seu filho Isaque e neto Jacó, eles se casaram com com primas que adoravam o mesmo Deus todo poderoso), sua aparência peculiar chamou mesmo a atenção da corte de faraó e Sara foi acolhida ali, se Abraão fosse identificado como seu marido poderia ter sido morto a mando do faraó. Neste momento devido a afronta ao propósito de Deus com respeito a descendência de Abraão e sua semente (descendente prometido), Deus interveio, o rei do Egito não conseguiu se casar com Sara, lhe ficou evidente que aqueles forasteiros não eram pessoas comuns, devido não há um ato de bondade, mais sim pelas consequências desastrosas em sua corte faraó devolveu Sara com alguns presentes e proteção para eles saírem em paz do Egito. Abraão retorna à Canaã. Havia muitas cidades fortificadas ali, por que ele continuou morando em tendas? Vejamos...
MORAL da história: Ser amigo de Deus não impediu Abraão de passar dificuldades na vida ou de ser agraciado com constantes milagres e benefícios, na verdade ele teve ainda mais problemas decorrentes de sua escolha impopular, ele só foi agraciado com manifestações estritamente envolvidas no proposito Divino.
Então, deveríamos esperar receber um tratamento diferente?

Então, deveríamos esperar receber um tratamento diferente?

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.
A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora