EXODO CAPÍTULO 11 - O PRIMOGÊNITO, UM SIMBOLISMO IMPORTANTE

70 3 0
                                    

Até agora 9 pragas tinham assolado os egípcios, elas tornaram evidente que um Deus vivo realmente muito poderoso estava agindo em favor dos israelitas oprimidos. Mas, os egípcios passaram da arrogância inicial para a obstinada rebeldia, se opondo assim, ao propósito do Altíssimo. Contudo, qual era o propósito de Deus ali e no futuro que Faraó tentava impedir? Veremos! Leia junto comigo o capítulo 11:
(Tradução Sociedade Bíblica Britânica)
Disse Jeová a Moisés: Ainda uma só praga mais trarei sobre Faraó e sobre o Egito. Depois ele vos deixará ir daqui; quando vos deixar ir, sem dúvida há de vos expulsar totalmente.
Fala agora aos ouvidos do povo que todo o homem peça ao seu vizinho, e toda a mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro.
Jeová deu ao povo graça aos olhos dos egípcios. Além disto o homem Moisés era mui grande na terra do Egito aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.
Moisés disse: Assim diz Jeová: Cerca da meia-noite irei para o meio do Egito.
Todos os primogênitos na terra do Egito morrerão, desde o primogênito de Faraó, que se assenta sobre o seu trono, até o primogênito da escrava que está detrás da mó; e todos os primogênitos dos gados.
Haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve nem haverá jamais.
Porém contra nenhum dos filhos de Israel moverá um cão a sua língua, desde o homem até o animal, para que saibais que Jeová faz uma distinção entre os egípcios e Israel.
Todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão perante mim, dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue; e depois disto hei de sair. Da presença de Faraó retirou-se Moisés, ardendo em ira.
Então disse Jeová a Moisés: Faraó não vos ouvirá; para que se multipliquem as minhas maravilhas na terra do Egito.
Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas perante Faraó, e Jeová endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir da sua terra os filhos de Israel.

Êxodo 11:1-10

Obviamente muitas coisas foram ditas nessa audiência muito tensa, e temos neste capítulo apenas o resumo dos pontos mais relevantes. Agora a questão envolvidas vidas e, você sabe o quanto esse assunto é delicado. Para Faraó e os egípcios Moisés e Arão simplesmente estavam ameaçando toda a nação de assinar todos os primogênitos do Egito na presença do mais poderoso rei da sua época. Isso incluía até mesmo o herdeiro do trono de Faraó. Era uma declaração inimaginável para qualquer humano com sanidade mental...

Um dos cânticos de Salmos trás um detalhe importante, dizendo:  ""Diga a Faraó: ‘Assim diz Jeová: “Israel é meu filho, meu primogênito

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Um dos cânticos de Salmos trás um detalhe importante, dizendo:  ""Diga a Faraó: ‘Assim diz Jeová: “Israel é meu filho, meu primogênito.  Eu ordeno que deixe meu filho ir, para que ele me sirva. Mas, se você se recusar a deixá-lo ir, matarei seu filho, seu primogênito.”"

Salmo 78:51

O primogênito é, primariamente, o filho varão mais velho dum pai (em vez de o primogênito da mãe), o princípio da faculdade procriativa do pai (De 21:17); também, o primeiro macho nascido dos animais, às vezes chamado de “primogênito” (ou “primeiro nascido”). — Gên 4:4.

Desde os tempos mais primitivos, o filho primogênito ocupava uma posição honrada na família (Caim, Abel, Esau e Israel tiveram uma disputa sobre a primogenitura destacada na Bíblia) e era aquele que sucedia à chefia da casa. Ele herdava uma porção dupla da propriedade do pai. (De 21:17) José assentou Rubem durante uma refeição segundo seu direito qual primogênito. (Gên 43:33) Mas a Bíblia nem sempre honra o primogênito por alistar os filhos segundo a ordem de nascimento. O primeiro lugar é muitas vezes concedido ao mais proeminente ou fiel dos filhos, em vez de ao primogênito. — Gên 6:10; 1Cr 1:28; compare isso com Gên 11:26, 32; 12:4;

O primogênito veio a ter considerável destaque na época em que Jeová livrou o Seu povo da escravidão no Egito. Entre os egípcios, os primogênitos eram consagrados ao deus-sol, Amom-Rá, o suposto preservador de todos os primogênitos. A décima praga que Jeová trouxe sobre os egípcios serviu para desacreditar este deus, e mostrou a incapacidade dele de proteger os primogênitos.
Uma vez que os primogênitos varões dentre os israelitas eram aqueles que, na linha de sucessão, tornar-se-iam os cabeças das várias casas, eles representavam a nação inteira. Jeová, com efeito, referiu-se à nação inteira como sendo seu “primogênito”, sendo sua nação primogênita por causa do pacto abraâmico. (Êx 4:22) Por ter preservado a vida deles, Jeová ordenou que ‘todo primogênito macho que abrisse cada madre, entre os filhos de Israel, entre homens e animais’ fosse santificado a ele. (Êx 13:2) Assim, os filhos primogênitos varões eram devotados a Deus.

O principal primogênito que seria intitulado "o filho do homem" ou "o Descendente escolhido" prometido em Gênesis 3:15 nasceria como Descendente de um daqueles israelitas que no momento eram escravos no Egito. Havia necessidade de que os israelitas fossem liberados para poderem se preparar para a vinda desse messias que apresentaria um sacrifício perfeito para remir a humanidade inteira. Os egípcios estavam tentando impedir esse grandioso propósito do Altíssimo. Portanto, além do tratamento  hostil e injusto que os egípcios infringiram aos israelitas, eles também agora estavam entrando numa disputa contra o Deus Altíssimo e seu propósito imutável.

Deus avisou que a rebeldia lhes custaria o mesmo preço que Ele iria pagar no futuro com a morte do seu primogênito.

A maior parte do povo egípcio já se simpatizava com os israelitas e com o seu Deus verdadeiramente poderoso. Mas, Faraó continuava irredutível. A resposta zombeteira de Faraó com respeito à ordem de Jeová por intermédio de Moisés, revelava a quem ele estava prestando serviço para tentar impedir o propósito de Deus. A guerra entre deuses entrou no seu desfecho final.

Deus é o único que tem o direito legal de decretar o fim da vida ou o poder de dar a vida. Pois Ele é a única Fonte da vida, disse o primogênito de Deus quando se tornou o messias ou cristo (João 17:1-6 e colossenses 1:13-15).

Na verdade o Altíssimo nunca veio pessoalmente à terra (João1:18). Quem estava administrando toda movimentação miraculosa no Egito era o próprio Jesus, a palavra ou mandatário de Deus.

As pessoas estavam atônitas; é agora, qual seria o desfecho? Deus mataria seus filhos por causa da rebeldia de Faraó e seus sacerdotes?

Sabiamente Deus resolveu a questão da melhor forma, e ainda proveu um grande ensino ao seu povo como veremos no próximo capítulo...

MORAL DA HISTORIA

Não tente nunca impedir a operação do espírito santo de Deus. Pois nada pode fazer isso...

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora