Nomeando Locais

433 10 2
                                    

A despeito do título dado por Ursula LeGuin a seu romance, na maioria das culturas, a palavra que define mundo é "poeira". Seja lá como seus povos chamem seu mundo, em algum lugar no passado longínquo deles, esse mundo algum dia significou "essa coisa poeirenta debaixo de nossos pés".


Mas e quanto a outros nomes para locais? A maioria dos locais menores, vilas, aldeias, burgos e encruzilhadas são nomeadas por características geográficas próximas. Então, é mais do que aceitável chamar a cidade natal do herói de "Curva Esquerda", nome que outrora identificava sua posição às margens do ponto onde um riacho corria para a esquerda.


Você sabia que Oxford foi assim nomeada por conta de um vau (N. T.: "vau" deriva do inglês, ford)? Vaus são importantes para as sociedades pré-industriais – eles são pontos baixos em um rio ou riacho onde pessoas e animais podem cruzar sem a necessidade de pontes. O mesmo é válido para os bosques – "Bosques Cinzentos" pode ser um nome apropriado para uma floresta particularmente profunda e sombria (e, ouso chutar, assombrada?).


E não se esqueça do potencial para o humor em suas nomeações: uma das grandes ironias na Califórnia é o chamado "Lago Claro", o maior lago de água fresca dentro dos limites do estado, e que não assim tão claro.


Considerações geográficas à parte, locais também podem ser nomeados em honra das pessoas que os fundaram – ou das pessoas que inspiraram aqueles que os fundaram. Assim, nós temos Washington D.C., Roma (após Rômulo), e Benden Weyr (os livros da série Pern, de McCaffrey). Isso ocorre bastante em cidades planejadas como cidades, ao contrário das colônias agrícolas coletivas que cresceram demais com o tempo.


Se houve um rei muito influente (ou simplesmente arrogante) no passado de seu mundo, o nome dele pode estar associado a muitos locais e de muitos modos diferentes. Uma vila pode ser chamada Bosque de Thorin, em homenagem ao Rei Thorin, o Conquistador, enquanto uma cidade próxima é chamada de Thorinton (N. T.: "ton" como diminutivo de town, ou cidade, em inglês).


Quando o Rei Thorin foi finalmente deposto, o novo regime tentou mudar os nomes, mas como a resistência do idioma à mudança é interessante, obviamente, Bosque de Thorin permaneceu, embora a cidade agora seja chamada "Thorton".


Um esquema de nomeação semelhante é se inspirar em figuras religiosas. Quantas cidades em sua própria província, estado ou região você pode identificar como tendo sido nomeadas após um santo católico? A maior cidade e mais próxima cidade de onde vivo é São Franscisco – nomeada em homenagem ao santo homônimo, e parte de uma rica tradição de missionários espanhóis na velha Califórnia.


De novo, pergunte-se se há santos ou semideuses que poderiam ser honrados ao darem nome a uma cidade. O mito de como Athenas, na Grécia, adquiriu seu nome é um bom exemplo de uma cidade mitológica que você pode usar em seu próprio mundo.


Exercício de Hoje: pegue o mapa que você fez e rascunhe algunsnomes. Você tem uma grande extensão montanhosa? No que os habitantes do seumundo pensam ao ver essa linha de terra massiva e ameaçadora? Há alguma cidadeimportante em suas aventuras? Quem controla a cidade, e que tipo de históriaela tem? Invente pelo menos 5 locais aos quais você pode se referir em suahistória, e escreva seus nomes e quão grande ou pequenas eles são, quem vivelá, etc.

Guia do Construtor de MundosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora