Invocador de Espíritos

176 9 0
                                    


Este tipo de mago invoca as essências espirituais de outros seres para realizar suas vontades; como exemplos temos os invocadores de gênios (djinni), necromantes, elementalistas, xamãs, e dançarinos espirituais. Estes magos invocam espíritos – mortos, animistas, elementais ou de natureza djinni (gênios) – para realizar tarefas por eles.


Efeitos de feitiços podem transportar itens, invocar outros itens à existência (o servo espiritual recupera o item de algum outro lugar), afetar outros diretamente (o espirito é incumbido de atazanar outra pessoa de alguma forma), e por aí vai. Raras vezes, o invocador de espíritos pode variar sua forma ou transformar-se em criaturas e objetos. Do mesmo modo, eles podem ser imunes a mentiras nas comunicações entre mentes.


Os espíritos do ar podem ser utilizados para comunicações à distância, por exemplo, mas, como tudo o que o mago faz, a mensagem transmitida será traduzida sob a óptica da experiência pessoal do espírito. No entanto, efeitos diretos podem ser bem poderosos, ainda que os espíritos hesitem a colocar a si mesmos em perigo direto em razão de tais efeitos. Um elementalista da terra pode provocar um terremoto enquanto um necromante pode enviar lacaios mortos-vivos para fazer seu trabalho sujo.


A coleta de informação é uma das vantagens mais fortes do invocador de espíritos. Os espíritos têm informação que aqueles que habitam o mundo visível não têm. Um elemental da água poderia rastrear um navio pirata facilmente, os elementais do ar podem ver tudo sob o céu, e os segredos dos mortos não estão a salvo do escrutínio de um necromante. Assim também é com o xamã e o dançarino espiritual, os quais invocam os espíritos de ancestrais ou do mundo natural para responder suas dúvidas. Magos que invocam espíritos estão a par de informações e conhecimentos aos quais os mortais não têm acesso.


Exercício: como os invocadores de espíritos do seu mundo invocam seus assistentes espirituais? As relações entre eles são do tipo mestre-servo, dono-propriedade, pai-filho, de amizade, parceria, ou são algo bem diferente? Quem é a parte dominante do relacionamento? Quais os perigos inerentes a este tipo de sistema de conjuração de feitiços? Se o conjurador se tornar servo do espírito invocado, o que acontece? Quais perigos existem para o espírito, e quais os benefícios que o fazem retornar para o conjurador?

Guia do Construtor de MundosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora