Capítulo 13 | Março de 2021

56 16 59
                                    

Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”.
— 1° Coríntios 15:33

Faní não fez nenhuma ligação de imediato

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Faní não fez nenhuma ligação de imediato.

— É uma boa moça — respondeu. — Muito divertida e agradável.

— De fato — Ed concordou, com um pequeno sorriso de satisfação. Conteve-se melhor e então perguntou, um pouco sério: — Mas eu estive pensando: você não a acha bem extrovertida?

— Um pouco — Faní disse, analisando as memórias em sua mente. — Fala bastante, não dá para ficar em silêncio ao lado dela.

— É um ponto interessante. — De alguma forma, o retorno do sorriso desenhado nos lábios finos de Ed acendeu uma lâmpada de luz fraca na mente de Faní. — Tive boas impressões dela quando se preocupou com sua enxaqueca — ele continuou a falar. — Foi uma atitude de grande consideração vir aqui apenas para checar se você havia melhorado.

— Eu fiquei agradecida — Faní disse, apenas.

— E se enturmou tão fácil conosco. Ela me confidenciou certa vez que era sempre encorajada ao silêncio dentro de sua própria casa e é uma alegria que se sinta confortável o suficiente para ser quem é por aqui.

— Que bom saber isso.

— Eu só acho que... Bem, que a extroversão dela possa levá-la a um nível... desconfortável de exposição. — Ed mirava as íris escuras e brilhantes de Faní, buscando ser entendido nas entrelinhas.

E Faní entendeu, mas se questionou por um momento se deveriam estar mencionando o que, aos olhos dela, foi um erro de Mary.

— Está se referindo à fala dela sobre o pai.

Ed concordou com a cabeça, feliz por não ter sido o único a reparar.

— Entendo que deve ser uma grande frustração não ter contato com muitas pessoas cristãs para dividir o fardo. Eles não tinham muitas amizades na igreja da Califórnia — continuou. — Mas, mesmo assim, sua fala foi um tanto rude. Seu pai não ficaria contente de ouvir aquilo da boca da própria filha.

— Não — concordou Faní, os olhos baixos.

— Quem sabe o quanto ela deve ter sofrido em sua casa. Talvez tivesse visto a própria mãe maldizer o marido diversas vezes e adquiriu esse costume. As más companhias corrompem os bons costumes — refletiu, pensativo. — Enfim, eu espero que possamos ser bons exemplos para ela, principalmente você.

Faní ergueu os olhos para ele, agora confusa.

— Eu?

— Sim, Stefaní. — Ele sorriu para a prima. — Quem melhor que você para instrui-la a respeito da honra aos pais?
Faní apertou os lábios, sentindo as bochechas aquecerem.

Lago de Algodão | releitura de Mansfield Park, de Jane AustenWhere stories live. Discover now