Capítulo 04 | Fevereiro de 2021

90 23 61
                                    

“A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos.”
— Provérbios 10:11

Costura era uma paixão de Faní

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Costura era uma paixão de Faní. Ela amava poder ver um simples pedaço de pano tornar-se algo para vestir. Sua tia Alice era uma costureira famosa em Laguinhos — talvez a única, ou uma das poucas, mas que se destacava —, e nesse dia estava com alguns ajustes simples com entrega atrasada. Por isso, chamou a sobrinha para ajudá-la e Faní foi com muito bom grado. Estava agora apertando uma saia jeans na máquina de costura enquanto ouvia a tia falar e falar sobre o episódio de abate de um animal doente da fazenda. Ela contava que chorou por dias e mal pôde olhar Timóteo nos olhos.

— Não entendo como os homens podem ser tão insensíveis nesses momentos — disse. — Eu implorei para deixar o bichinho vivo, mas ele não me ouviu.

— Ele contaminaria os outros se permanecesse vivo — Faní comentou baixo, concentrada em manter reta a linha da costura.

— Era só afastá-lo do rebanho!

— Mas aí ele viveria sozinho, tia.

— Melhor do que ser morto — Alice não deu o braço a torcer. Ela analisava como poderia apertar uma outra saia sem comprometer o formato godê. — Pelo menos agora tem menos gado. Dava muito trabalhar cuidar dos daqui, não era um espaço adequado.

O gado de tio Timóteo, responsável por manter a Milchdie², sua empresa de lacticínios, ficava em outra propriedade, quilômetros a frente de Laguinhos. Os Bernardo, em sua terra residencial, criavam alguns bois e vacas apenas para consumo próprio.

— Pelo menos a empresa só prospera, graças a Deus — tia Alice continuava falando. — Ed ajudou muito o seu tio ao sugerir que abrissem uma filial em São Lourenço, deu muito bom. Mas acho que ele vai deixar o controle dos negócios para o Tim antes do tempo previsto, porque ultimamente mal tem tempo de ficar em casa! Já falei para ele, Deus pode acabar cobrando mais dedicação aqui no lar. Onde fica a esposa no coração daquele homem?

Faní sorriu com o tom exagerado da tia, sabendo que era proposital, visto o sorriso de Alice. Aos olhos da sobrinha, tio Timóteo era muito cuidadoso com a esposa; ligava todos os dias no horário de almoço para falar com ela, mesmo que não se falassem muito ou as pautas não fossem coisas muito profundas.

Ela só se preocupava com a área igreja na vida do tio. No último mês, pelo que soube de Ed, a Milchdie estava sugando todas as energias de Timóteo, obrigando-o a ausentar-se dos projetos da igreja. Faní esperava que isso não durasse muito e, se durasse, que Tim pudesse assumir a função logo.

— Tenho certeza que a senhora tem um lugar especial, tia — ela finalmente respondeu.

— Eu espero — brincou Alice.

— Eu espero — brincou Alice

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Lago de Algodão | releitura de Mansfield Park, de Jane AustenWhere stories live. Discover now