Cartas de um diabo a seu aprendiz - C.S Lewis

28 0 0
                                    

Comecei essa leitura cheia de expectativa, sentindo saudade de adentrar a mente de Lewis depois de "Cristianismo puro e simples", e já posso revelar que definitivamente não fui decepcionada.

A dedicatória destinada a Tolkien torna a obra ainda mais mágica para os fãs de literatura inglesa, ao tomar conhecimento dessa amizade 'de milhões' kkkk

O livro é bem humorado e escrito em forma de correspondências, expondo diálogos entre um diabo e seu aprendiz. O ser humano é visto aqui, como uma peça manipulável através de estratégias premeditadas por mentes literalmente diabólicas. Apesar da presente filosofia cristã neste livro, pode ser facilmente lido por descrentes, pois aborda temas pertinentes e possui uma narrativa muito interessante, cheia de sarcasmo e polêmica.

Para cristãos, esse livro pode te fazer enxergar várias situações por uma nova perspectiva, e explicitar comportamentos semelhantes à vítima da história. Isso que me faz admirar Lewis, o livro foi publicado em 1942 e em 2022 é extremamente atual e igualmente útil para uma análise profunda da sociedade e de si mesmo, assim como provavelmente foi para quem leu na época que foi publicado.

Quero encher a bola do Lewis mais uma vez, ressaltando sua genialidade no uso de elementos fantásticos e pitorescos para construir uma história que essencialmente fala de assuntos sérios e importantes:

"Uma vez que você tenha feito do mundo um fim e da fé um meio, terá quase conquistado seu homem".

"A prosperidade faz com que o homem fique preso ao mundo. Ele sente que está 'achando seu lugar no mundo', quando na realidade é o mundo que está achando seu lugar nele. A reputação dele, que cresce a cada momento, o seu círculo crescente de amigos, o seu senso de importância, a pressão crescente do trabalho que o absorve e também agrada, tudo construiu nele um senso de estar realmente em casa no mundo, que é precisamente o que queremos. (Deus resguardou os humanos de maneira eficaz, do perigo de se sentirem em casa em qualquer outro lugar que não seja a eternidade)."

Lewis era lúcido e consciente do mundo em que vivia, que definitivamente não mudou tanto desde sua morte. Nesse livro, além de nos entreter, o autor nos convida a pensar sobre nossas fraquezas e a nossa suscetibilidade ao fracasso diante de quem realmente desejamos ser.

Observações:

O posfácio deste livro, intitulado de "Maldanado propõe um brinde" é brilhante e inegavelmente atual, foi provavelmente as páginas que mais gostei de ler.

Nota ⭐⭐⭐⭐⭐ (5 estrelas)


Minhas Leituras (Resenhas)Where stories live. Discover now