Sobre este livro

31 6 16
                                    

Verluste é sobre perdas e o medo delas. (Inclusive, "verluste" significa "perdas" em alemão).

Perdas conseguem ser o estopim — ou desfecho — de muitos eventos. Em meios narrativos, é um dispositivo muito poderoso capaz de guiar e moldar o personagem o qual foi afetado, indireta ou diretamente, por uma perda.

Historicamente na literatura, perdas, em geral, tratam-se de um artifício motivacional momentâneo para levar o protagonista a enfrentar obstáculos postos a ele a fim de levá-lo a um objetivo final, e raramente abordagens profundas acerca do tema mostram-se no meio.

O início do livro expõe direta e claramente que os irmãos sofreram uma grande perda em suas vidas. Michail, o melhor amigo das duas crianças, é morto brutalmente por uma bruxa cruel logo no primeiro capítulo, o que foi totalmente proposital para que a mensagem sobre perda sempre esteja com eles. Foi uma maneira sutil de sintetizar o que a jornada dos dois irmãos representa.

Basicamente, a aventura de Zariah e Rowan começa quando o pai deles está em um estagio avançado de uma grave doença, em seus últimos dias de vida.

Os irmãos já haviam perdido a mãe e Michail. Perder mais um ente querido para eles parecia o fim. O medo de sofrer mais uma perda em suas vidas é o que os move. (inclusive, é o que os motiva a entrar no exército).

O avanço dos dois no mundo da magia depende completamente da atuação conjunta de ambos. É impossível superar obstáculos solitariamente e, nesse sentido, Verluste também aborda questões familiares. O sentimento de pertencimento de um ao outro faz com que realizem tudo o que for preciso para se protegerem e manterem-se vivos. 

Mas a abordagem de perdas em Verluste não se limita apenas em contá-la por meio de suas figuras proeminentes. 

Em determinado momento, os irmãos encontram um triste gigante chamado Feijão, que acaba os ajudando nesse difícil caminho até a árvore da vida.

Porém, algo que eu espero que tenha ficado bastante claro para todos, é que a ajuda do pacífico gigante, em grande parte, se deveu ao receio de perder a sua parceira Godãh. Com a esperança de que pudessem a salvar, recorreu aos irmãos.

Gosto de pensar que Verluste é uma história simples. Claro, foi um livro de mais de cento e cinquenta páginas escrito em dois meses, mas acho que desde o começo quis que fosse assim.

Nunca perdi ninguém, mas tenho certeza que um dia eu perderei MUITAS pessoas. Verluste, de certa forma, me ajudou a não temer tanto tal dia.

Além disso, este livro foi uma superação pessoal. Jamais pensei que poderia escrever tão rápido e com tanta... hum... qualidade... 

Ele foi um livro que me mostrou que eu posso, sim, terminar todos que já comecei e não demorar anos para isso.

Foi um livro sobre perdas e, para mim, sobre superação também.

Espero que eu tenha conseguido transmitir essa importante mensagem a cada um de vocês.

Mais uma vez, obrigada por terem acompanhado os irmãos Everblane nessa grande jornada. Sem vocês, NADA disso seria possível.

Obrigada.

- Ju

VerlusteWhere stories live. Discover now