Sr. Smith

11 3 0
                                    


Os dois passaram horas calados apenas olhando a paisagem lá fora. Edward pela primeira vez pensou em si desde a morte do Marajá Dinesh. Ele aceitou ir a Varanasi com a promessa de poder sair da Índia com muito dinheiro. Agora nem haveria mais pagamento e ainda perdeu os poucos pertences que tinha. Não tinha ideia do que faria.

Olhou para Surya a sua frente e pensou que talvez tenha perdido tudo para ganhar algo muito maior. Há nos que não se sentia tão vivo, com tanta vontade de continuar a viver. Mesmo que não soubesse o que faria com aquela vida nem sabia se ela iria querer viver ao lado dele.

Foram dois dias de viagem até a capital do Raj Britânico. Surya e Edward pouco conversaram e dormiram as noites sentados com a cabeça encostada na janela. Estavam exaustos.

O trem parou e eles desceram na estação junto do capitão Evans e outros soldados. Estava lotada de gente. Ingleses e indianos por toda parte mostrando-se bastante ocupados.

O capitão disse que fazia questão de levá-los ao governador antes de qualquer coisa. Edward e Surya não tiveram muitas escolhas. Negar aquilo poderia colocá-los em problemas desnecessários.

Os três entraram em uma carruajem e ela olhava abismada na quantidade de ingleses ali. As ruas estavam lotadas deles. As casas, o comércio, nada parecia a Índia que estava acostumada. Acabou sendo um choque de realidade. Havia ido a Calcutá há muitos anos e cidade estava muito mais ocidentalizada que a última vez.

Chegaram em frente do palácio do governador. Passaram pelas portas de madeira escura, tipicamente vitoriana e seguiram para a sala do George Evans. O governador logo se levantou ao ver Edward, uma indiana e seu irmão, capitão James Evans, entrando.

O que aconteceu?

Encontrei esses dois em Chunar. Houve um golpe em Varanasi. O Marajá de Jhansi tomou a cidade explicou o capitão.

Isso é terrível. Como isso aconteceu? perguntou o governador para Edward.

Houve um casamento entre a irmã mais nova da Rani e o Marajá de Jhansi.

E você não nos informou? replicou o governador.

Nem eu sabia respondeu Surya em inglês. Sabíamos da intenção de Dinesh de casar os dois, mas fomos pegos de surpresa pelo casamento.

Você é a irmã do meio, não é? A que sabe lutar? perguntou o governador.

Sim respondeu Surya sem emoção.

Mas o que aconteceu?

Depois do casamento eles foram para um quarto, para haver a consumação. Ao nascer do sol soldados de Jhansi junto de alguns de Varanasi cercaram a todos no palácio. Dinesh e a Rani, minha irmã Indira, foram mortos no salão na frente de todos. Meus sobrinhos, herdeiros do trono, também foram mortos. Uma lágrima desceu dos olhos de Surya. Conseguimos fugir. Certeza que me matariam também e por mais que saiba lutar, não tinha como enfrentar centenas de homens. E uma Deusa, completou ela em pensamento.

O governador se sentou e respirou fundo.

Dinesh era um aliado. Não nos obedecia, mas tentava dialogar sempre.

E mesmo assim o senhor quis os espionar disse Surya sem se controlar. O governador olhou para Edward buscando explicações.

Desde do primeiro segundo lá eles sabiam que eu poderia servir à coroa. Mas confiaram em mim do mesmo jeito.

Agora eu começo a entender sua demora em enviar informações disse George olhando para ele e Surya.Mas vou fingir que não ocorreu. Isto tudo é muito mais sério do quê qualquer vislumbre de traição sua. O Marajá de Jhansi agora controlar quase todo norte da Índia e tendo visto de quem ele é filho. Ele facilmente pode estar querendo continuar o trabalhado da mãe dele. Sr. Smith continue na cidade. É uma ordem. Tenho motivos para prendê-lo, mas só vou pedir para que fique em casa. A senhorita, por favor, fique por perto também. Mas sei que sabe que se for para o norte terá problema. Hoje é a única possível herdeira do trono de Varanasi fora sua irmã que está viva. Ou até ela engravidar. Por último, Sr. Smith tem alguém em sua casa a sua espera. Estava nessa manhã escrevendo uma carta que seria enviada ao senhor para avisar.

Quem chegou na minha casa?

Seu pai e sei que ele ficará muito surpreso com sua companhia respondeu o governador e Edward sentiu o chão faltar. Seu pai por perto era a última coisa que precisava naquele momento.

Capitão Evans, por favor acompanhe nossos amigos até a casa dele e volte para cá de imediato disse George ao irmão.

Sim senhor.

Os três voltaram para carruagem e seguiram direto para casa de Edward. Surya percebeu a inquietação dele e segurou firmemente sua mão. Pararam na frente da casa no bairro mais inglês que bairros na Inglaterra e os dois desceram da carruagem.

Edward pegou a chave que havia em baixo de um dos vasos de plantas e entrou. A casa estava mobilhada e seu pai estava sentado lendo um jornal perto da janela.

Mais jovem do que Surya esperava, o Sr. Smith tinha os cabelos pouco grisalhos e os mesmos olhos claros do filho.

Papai? chamou Edward.

Ora essa. Esperei cinco anos para vê-lo. Não esperava vê-lo assim. disse Sr. Smith se levantou. Edward foi até ele o abraçou. O governador disse a insanidade de cometeu. Se estava ruim das finanças por quê não voltar para Londres? Principalmente depois que Jocelin morreu...

Pai era uma excelente proposta. Meu plano era voltar a Londres depois.

Era? O que aconteceu? Afinal George disse que estava em Varanasi e não tinha como a carta chegar lá tão rapidamente perguntou Sr. Smith olhando para Surya.

Vamos nos sentar disse Edward se sentando em um sofá na frente do pai e Surya fez o mesmo a contragosto.Essa é irmã do meio da Rani de Varanasi. Houve um golpe de estado lá e fugimos para nos manter vivos.

E o quê você tem a ver com tudo isso? perguntou o governador e Edward e Surya se olharam.

A irmã mais nova dela casou com o Marajá de Jhansi, e junto dele matou o Marajá de Varanasi e sua família. A Surya era a próxima.

O quê você tem a ver com isso?insistiu Sr. Smith. Edward se levantou e andou inquieto. Sabia que seu pai jamais aceitaria um romance seu com uma indiana. Muito menos uma que metida numa confusão dessas. Seria um escândalo. Mas não tinha como mentir.

Eu amo a Surya.

Você só pode estar brincando disse Sr. Smith.

A escolha das DeusasWhere stories live. Discover now