INTRODUÇÃO

31 3 1
                                    

(v.16) Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. (RA - Salmos 139.)

Transliterando este verso, deparamos com o desenvolvimento concernente ao processo embrionário de crescimento - desde o óvulo fertilizado até à estrutura dos órgãos. E, nesse magnifico estágio bastante conhecido como o período da gestação é que todos os membros da anatomia humana são registrados - escritos no "Livro de Deus". É incrível como tudo acontece, e hoje, nos dias atuais (no século 21) é bem visualizado detalhe por detalhe através da modernizada tecnologia.

Davi quando fez este Salmo deveria está bem inspirado e pleno de Deus em enxergar assim! Outra tradução se diz 'tu me viste antes de eu ter nascido'. Ou seja (melhor), emblematicamente: "Deus sonhou comigo antes de (eu) ter nascido"!

Contextualizando. Enfim, se denota o início da vida com imenso zelo de um Exímio Criador sendo o Projetista caprichoso de todo o indivíduo, – e de todos, até os que ainda hão de vir: com à mesma proporção de amor. E se buscarmos entender um pouco mais a parte final do versículo 'e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda' , não dimensionaremos o tamanho apreço de quem nos fez, nem o preço tamanho que somos diante Dele... A única certeza que acontece e que podemos ter é absoluta convicção de que há uma engenhosidade descomunal a cada estágio desse processo que, diria ser: um milagre fragmentado dos Céus!

Supostamente Deus não deliriou quando surgiu a nossa imagem onírica em Sua Mente; partindo de um sêmen quase indivisível - até chegar no útero feminino, a seguir, naturalmente desenvolver durante um triplo trimestre... O Criador antes mesmo de externar Seu sonho de uma forma criativa e inteligente organizou a vida humana para um propósito definido. Mas, para qual propósito e utilidade? Seria: para viver nesse mundo agitado de - ativismo, estressante, de tensões sobrecarregadas que originam nas aflições, preocupação, sofrimento? – E para não flexionar ainda mais todas essas negatividades, basta não abrir os jornais diários ou os telejornais (noticiários na tv). Infelizmente, vivemos num mundo globalizado que cada vez mais o capitalismo impera e a competição aumenta o egocentrismo (egoísmo) e a insegurança, e todo tipo de violência.

Sobretudo, não pense que estou despejando diante de você o simplismo de que o mundo não tem mais jeito ou que se perdeu... perante a um Deus irrecorrível que o deixou de mão... Jamais. Pelo contrário, mesmo diante das circunstâncias Deus nos direciona a Seu Plano... Sem tramoia e sem dúvida, é o melhor!

Certamente, em meio toda essa correria clássica do cotidiano e adversidade, óbvio, não tenho a mais coerente resposta a dar para a velha indagação "por que acontecem coisas ruins?" – A minha resposta é quase uma mera reprodução dos escritores notáveis da Bíblia que julgam saber que é por causa da influência das forças malignas que impedem e pervertem (distorcem) a Vontade de Deus de ser operada na vida dos homens, uma vez que o homem mesmo opta por pecar (infringir ou não dar crédito a vontade Divina). Embora, como os escritores pensam, também eu deste modo:

(v.19) Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. (I João 5.)

O apóstolo Paulo - um grande poliglota da época, judeu, o qual tornou-se em cristão, também ratifica o que seu conteporâneo e irmão na fé João disse, descrevendo Satanás como o 'deus deste século' (2 Coríntios 4.4). Então, recapitulando, num planeta sob o poder dominante pelo Maligno, será comum que desastres, violência, moléstias, e todas as coisas opostas ao querer e agrado de Deus aconteçam, pois, ao inverso, Deus organiza e dirige todas as coisas, até as minúsculas, para um fim útil e aproveitável. E, ainda assim, num descortinar dos tempos, e diante da realidade horrível e agravante do planeta existe o grito por mais humanidade e amor nos corações... Corações que emanam os indescritíveis sonhos e pensamentos de Deus, os quais, são 'de paz e não de mal, de amor e não de ódio, e que apontam para um futuro feliz' (Jeremias 29.11).

Entretanto, o que nos conforta sabermos diante de um mundo cruel e hostil é que somos de Deus e que, Ele já havia escrito e determinado cada dia, – prescrito cada dia como uma página da vida; dias (páginas) que foram ordenados (ordenadas) para mim, quando ainda não havia nenhum (nenhuma) deles (delas) para vivenciarmos a Sua ótica e 'Seus pensamentos'! Entretanto, ao longo das páginas folheadas, veremos como pessoas comuns, fazem parte de histórias inspiradoras capazes de nos reconfortar, aumentar o nosso crédito em Deus e confiança na humanidade, e apostar na possibilidade de criar-se um futuro (e mundo) de paz, unidade e maior felicidade.

Histórias (de pessoas) ativadoras de e do coração. Elas, nos movem, comovem e fazem de nós em seres mais sensíveis, mais amorosos, mais equipados de paixão e compaixão, mais felizes. Num planeta de quase 8 bilhões de pessoas, milhares delas são capazes refletir a natureza amorosa e altruísta de Deus. Agentes incógnitos, anônimos, voluntários que fazem de cada página uma colaboração quanto aos sonhos de Deus na Terra, expressando não apenas a filiação em Deus, mas tornando em "parceiros de Deus".

Cada história escrita em poucos capítulos é uma erudição com a intenção direta de homenagear esses parceiros de Deus arautos num mundo sedento de cura e redenção, - seres que realizam a obra divina tanto com as ações e orações. Se perguntássemos "o que está Deus fazendo por nós neste mundo horrível?" A réplica seria outra indagação: "o que está fazendo o homem/mulher de Deus neste mundo horrível?" Outro objetivo de cada história é motivar o coração mesmo neste mundo de ritmo frenético, cujo enfrenta doenças, pobreza e corrupção política – quaisquer que sejam as intempéries, a participar do trabalho de modificar o mundo num ambiente em que a vontade de Deus é de fato feita como é no céu.

Quando ler essas histórias, espero que leia em um ambiente seguro e tranquilo, para que você esqueça um pouco da agitação do mundo. Sem pressa. Preste bem atenção, já que as histórias são resumidas. Desfrute de cada parágrafo como se estivesse dentro dele, ou que cada palavra penetre dentro de você.

Busque se envolver em cada página, pois como a cada dia, como já citei, são histórias reais com pessoas como você. Algumas, vão te levar ao céu ou trazer o céu até você; outras, farão você ver mesmo da superfície novos horizontes... Não há um sentimento incisivo ou uma reação correta. Há apenas um misto de sentimento ou de reação. Deixe as sensações fluírem naturalmente...

Volto a frisar: vá tranquilo! Aproveite. Usufrua. Navegue a fundo... E concernente a uma delas, você quando recordar de alguma pessoa em particular, compartilhe a história, dê o livro de presente e faça uma dedicatória que notifique o motivo da dádiva. Permita-se que cada história, parágrafo e capítulo conduzam você, inspirando e motivando ao amor e esperança na vida.

Espero que você se identifique e goste tanto de ler este livro quanto gosto de ouvir, ler e selecionar histórias para serem escritas (publicadas).


Marivaldo Santos Pereira

.

UMA HISTÓRIA REAL ESCRITA EM POUCOS CAPÍTULOS: O Valor da Vida - (2015)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora